Aconteceu nesta terça-feira, 21, a abertura da exposição Espelho da Arte - A Atriz e Seu Tempo, que homenageia os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte (65), no Centro Cultural dos Correios, no Rio. Além da homenageada, a mostra foi prestigiada pelos filhos e pelo marido da artista e por celebridades como Marcos Caruso (60), Lilia Cabral (55), Francisco Cuoco (78), Eriberto Leão (40) e Manoel Carlos (79). O evento teve como mestre de cerimônias o ator Rodrigo Santoro (37). A exposição ainda contou com o show surpresa de Zizi Possi. Muito emocionada, Regina Duarte afirmou que a mostra é feita para o seu público.
“Esse projeto já tem três anos e no início achava meio ególatra, mas na exposição da Elis Regina enxerguei o nosso papel. Essa exposição não é para mim, é para as pessoas que me acompanharam durante essas cinco décadas. Seria grosseiro se eu não aceitasse. Vi a exposição ontem à noite. Quase tive um troço. Chorei hoje ouvindo Per Amore. Me desmanchei ouvindo a Zizi [Possi]. Eu vivi tudo isso aí. De tudo, o que mais me emociona é o cantinho do fã. Sem esse público, não tem o menor sentido o que a gente faz”, afirma a atriz Regina Duarte, que arrancou elogios de Rodrigo Santoro.
“É uma honra estar aqui. Fiquei muito feliz com o convite. Sempre fui admirador dela. O carinho que ela tem pelas pessoas é algo singular. E como se não bastasse o talento dela, vai ser linda assim lá longe. A beleza dela me emociona”, disse o galã.
O ator e artista plástico Ivan Izzo é quem assina a curadoria da exposição, que está disposta de forma cronológica, dividida por décadas. Uma linha do tempo conduz os visitantes por sete ambientes que estabelecem relação dos principais trabalhos da atriz com fatos históricos do Brasil e do mundo. A ideia é que se proponha uma reflexão sobre as possíveis influências dos trabalhos de que Regina participou nas transformações sócio-culturais ocorridas no nosso tempo. Filha da homenageada, a atriz Gabriela Duarte aprovou a mostra.
“É uma exposição completa. Fiquei muito feliz. É difícil eleger um personagem da minha mãe, porque ela tem vários e todos são importantes. Sou atriz desde pequena e ela é uma referência muito grande para mim. Sempre usei os figurinos dela. Minha casa era um verdadeiro parque de diversões. Hoje minha filha Manu faz isso. Ela usa minhas perucas, minhas roupas. Acho que está no DNA”, contou Gabriela, que recebeu o respaldo de Eriberto Leão.
“Meu pai foi o empresário da Regina por cerca de 20 anos. Cresci com os filhos da Regina. São como primos para mim. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família. E é lógico que ela também me influenciou na escolha da minha carreira. Lembro dela até hoje estudando o texto de Roque Santeiro. Ela é minha parceira da vida”, garantiu Eriberto.
A mostra é aberta para o público nesta quarta-feira e fica em cartaz até o dia 28 de outubro. A exposição vai percorrer todo o Brasil por cerca de três anos. Depois ficará permanentemente na casa onde Regina Duarte nasceu em Franca, em 1947, que agora se transformou na Casa do Artista Francano.
Serviço:
Espelho da Arte - A Atriz e Seu Tempo
Local: O Centro Cultural Correios
End.: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro - Rio de Janeiro
Horário: terça a domingo, das 12 às 19 horas.
Informações: 2253-1580.
Entrada franca.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"