A realização de Hans Donner e Valéria Valenssa

Em viagem à serra gaúcha, eles celebram a cumplicidade afetiva e os novos projetos

Redação Publicado em 02/08/2011, às 16h54 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Na piscina de hotel, Valéria e Hans curtem as belezas de Bento Gonçalves. - Liane Neves

A palavra sonho é uma das mais citadas pelo casal Hans Donner (62) e Valéria Valenssa (39) ao andar por luxuoso hotel no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. “Aqui você olha ao redor e vê que está em um cenário de sonho. Tem tudo a ver com esse momento de uma nova realização na minha vida”, conta o designer gráfico austríaco, há 27 anos no Brasil, que visitou a serra gaúcha para lançar uma linha de móveis desenvolvida por ele e que marca o seu retorno ao mobiliário após duas décadas. Mas a felicidade de Hans está diretamente associada a sua mulher, Valéria, com quem está casado há 17 anos e que conheceu quando criou o personagem Globeleza, o qual ela encarnou de 1990 a 2004 nas vinhetas de carnaval da Globo, emissora da qual ele é diretor de identidade visual. “Eu sonhava com um príncipe encantado e o Hans apareceu. E sempre me surpreende, como essa homenagem que me fez aqui”, relata Valéria, referindo-se à cadeira criada pelo amado que leva seu nome, e que ainda festeja o fato de estar trabalhando na organização das palestras dele pelo País e no exterior. “Ela me inspira com a sua mistura de cores, de raças e é a mãe dos meus brasileirinhos”, garante, citando os herdeiros João Henrique (8) e José Gabriel (7). “Acho que nem os autores de novelas Manoel Carlos, Gilberto Braga e a saudosa Janete Clair juntos escreveriam uma história de amor como essa”, brinca Hans.

– Vocês estão comemorando uma nova fase de trabalhos, alguns deles juntos. Como é isso?

Hans – Estou feliz de voltar ao mobiliário, de criar nessa área, na qual eu tive uma experiência há 20 anos. Tenho o meu envolvimento com a Rede Globo, do qual gosto muito, e está sendo prazeroso o momento atual. Eu e a Valéria sempre estivemos juntos. Ela é minha musa e agora estamos ligados no âmbito profissional novamente. E tem o fato de estarmos nesse cenário que lembram muito a Toscana. Mais uma das belezas desse País que tanto amo.

Valéria – É mais um dos momentos incríveis nesses 17 anos. Do meio artístico passei a coordenar uma equipe que cuida da produção, administra as palestras do Hans. Temos uma vida de sonho.

– E como é manter essa chama acesa após tanto tempo?

Valéria – Eu sempre sonhei ter uma família como a minha. Quando existe o amor, vem junto o respeito. E os meninos nos unem cada vez mais. Eu faço 40 anos em outubro e o Hans está com 62. Só temos de nos amar cada vez mais. O Hans é um presente e eu estou sempre na expectativa de tirar a fita desse presente surpresa.

Hans – Eu jamais poderia imaginar encontrar a Valéria em um País tão distante do meu. Ela é ótima e compartilhamos esse amor com os nossos filhos.

– Que papel a dança ocupa em sua vida hoje?

Valéria – Adoro dançar e de vez em quando eu até posso sambar. Foram maravilhosos os 15 anos como Globeleza. Estou voltada para o trabalho e participo de projetos sociais com pessoas carentes, faço palestras de autoestima. Agora eu sambo em casa para o Hans e as crianças. É deles que eu cuido com amor e dedicação.

Hans – Mas ela é como o Ney Matogrosso. Basta subir no palco que arrasa, sempre!


 

Arquivo ney matogrosso Valéria Valenssa Hans Donner

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"