Entre parabéns e brinde com a mulher, Vera Lúcia, o arquiteto lança oitava edição da sua revista e distribui autógrafos
O gênio das curvas e das formas geométricas em concreto, Oscar Niemeyer, celebrou 103 anos com suas grandes paixões, a família e o trabalho. "Estou durando muito, seja o que Deus quiser! A vida é muito boa, pena que não seja tão amável. Tento seguir da melhor maneira possível, faço um curso há mais de cinco anos sobre cosmologia. Fala sobre o universo e como somos cada vez menores diante da grandeza do mundo. Estamos todos aqui de passagem", disse ele, que brindou à data com Vera Lúcia (65), com quem está casado há quatro anos. "Mas nos conhecemos há mais de 30. Quando a gente encontra a pessoa certa como amigo e depois como companheiro, é mais fácil conviver. Ele é muito lúcido, conversamos, lemos e discutimos o que fazemos", contou Vera.
Sempre em atividade, o arquiteto aproveitou a confraternização para lançar a oitava edição de sua revista trimestral, Nosso Caminho, na Galeria Anna Maria Niemeyer, Gávea, Rio, de sua única filha. "Acho que precisamos gostar de trabalhar. Sempre tenho muito o que fazer. Sou dedicado e me sinto feliz de estar ocupado", afirmou o aniversariante, cercado pela herdeira, Anna Maria, os netos Kadu (57), Ana Elisa (60) e Ana Lúcia (62), a sobrinha-neta Beti (48) e os bisnetos Oscar Netto (16), Caíque (39), Paulo Sérgio (41), Anna Cláudia (13) e Mariana (20), com o namorado, Vitor Kushnir (19).
A noite de parabéns teve a presença ainda da atriz Camila Morgado (35) e do músico Jorge Aragão (61), convidado pelo ilustre fã para regravar o Samba do Arquiteto, escrito por Niemeyer em 1962. "De vez em quando recebemos umas surpresas como essa. Já tinham me falado do carinho dele por mim e achei que queriam me agradar. Ter um homem desses como referência é incrível!", enalteceu o cantor para Camila. "Não o conhecia pessoalmente, é a primeira vez. Sou apaixonada por ele, assim como todo brasileiro, porque é um dos nossos orgulhos. É um privilégio poder estar aqui", emendou a atriz.
Carinhoso com todos os descendentes, Niemeyer tem sempre uma lição de vida a ensinar, principalmente aos mais novos. "Temos que olhar o próximo como companheiro, olhar as pessoas como boas. O importante mesmo é a fraternidade e uma vida igual para todos. Ter amigos e tentar ser gentil deveria ser o normal, mas infelizmente não é", analisou. "Tudo o que meu bisavô diz já é um conselho, a história dele já diz tudo. Além de grande profissional, é amigo de todos. Minha relação com ele é natural e maravilhosa. O que mandar, faço", elogiou Caíque, filho de Ana Lúcia. "Digo que é o nosso guru. Mesmo que pense algo diferente do que ele fala, após conhecer sua opinião, passo a adotá-la como verdade", completou Paulo Sérgio.