Aguinaldo Silva tem uma dica especial para os leitores que querem surpreender seus convidados nesta Sexta-feira da Paixão. O autor - que é dono de um restaurante de comida típica brasileira em Lisboa, o Brasileiríssimo - ensinou para
CARAS Online uma receita especial de cherne com camarão, pensando na tradição cristã de não comer carne vermelha no feriado.
A receita escolhida por Aguinaldo é o cherne com camarão ao molho de coco suavezinho e serve duas pessoas.
Ingredientes:
2 postas grossas de cherne
300 gramas de camarões médios, já descascados.
Um bom azeite de oliva
1 limão siciliano
1 vidro de leite de coco
1 porção de açafrão em filamentos
À vontade: pimenta, sal, cebola, alho, louro, manjericão e, no final, coentro.
Vinho branco
Modo de preparo:
- Banhe os camarões no sumo do limão siciliano e deixe à parte.
- Unte o cherne com o sal e a pimenta. Ponha num tabuleiro - que depois possa ir à mesa - sob uma fina camada de azeite. Leve ao forno, coberto com papel alumínio.
- Leve ao fogo, numa frigideira com um pouco de azeite, a cebola, o alho e o manjericão picados. Deixe dourar, e então acrescente o leite de coco e os filamentos de açafrão.
- Acrescente meio copo de vinho branco.
- Deixe ferver e engrossar, mexendo sempre.
- Retire os camarões do sumo do limão siciliano e os acrescente ao molho quando este já estiver quase cremoso. Marque quatro minutos, tempo suficiente para que os camarões fiquem al dente. Feche o fogo e tampe a frigideira.
- Retire o papel alumínio que cobre as postas de cherne, e deixe mais dois minutos no forno. - -- Retire o tabuleiro, derrame sobre o peixe um fio de azeite e em seguida o molho de camarões.
- Espalhe sobre o prato o coentro picado a seu gosto.
- Sirva com arroz imaculadamente branco. E não esqueça do vinho: um Alvarinho verde Deu-La-Deu é o que eu recomendo.