Executiva da Rede TV! Exalta o amor pelo marido, Ricardo Fuoco, pelos filhos, Luiza e Pedro, e por sua rotina intensa e agitada
Mulher de agenda apertada e múltiplos e apaixonados interesses, Mônica Pimentel (42), superintendente artística da Rede TV!, dispensa ao trabalho a mesma energia e dedicação com as quais cuida da casa, do marido e dos dois filhos. "Adoro meu emprego e a minha família. Demorei para conseguir engravidar e por isso dou um valor enorme para os momentos com meus filhos", afirma Mônica, que recebeu CARAS na casa de cerca de 500 m2, de décor aconchegante criado por ela mesma, em Alphaville, Grande SP. Há 15 anos casada com o engenheiro metalúrgico Ricardo Fuoco (50), ela conta que fez tratamentos de fertilidade e, quando estava quase desistindo, engravidou da Luiza (8). "Foi mágico. Já cogitávamos adoção quando engravidei. Após ter a Lu, o médico me perguntou se eu gostaria de ter outro bebê, se queria continuar o tratamento. Respondi que não. Não queria passar por todo aquele processo novamente. De repente, estava grávida de novo", conta ela, citando o caçula, Pedro (6). "Sinto-me totalmente realizada com meus filhos", diz.
- Qual o prazer de ser mãe?
- São muitos. Mas o que mais me orgulha é ver que meus filhos são conscientes em relação à valorização das pessoas, ao respeito com o meio ambiente e à questão do preconceito. Toda mãe é coruja e sou só mais uma delas, mas, é fato, aprendo com eles. Outro dia Luiza chegou da escola e disse que um colega havia jogado um pedaço de bolo no chão. Indignada, ela me dizia que ele deveria ter oferecido o doce para outras crianças e não deveria tê-lo jogado no chão porque uma funcionária teria de gastar seu tempo limpando a sujeira e, mais, desperdiçaria água. Ficamos atônitos com a preocupação dela. Minha satisfação é ver meus filhos crescerem e ter a certeza de que serão de uma geração melhor.
- No que vocês se parecem?
- Na personalidade forte. Eles são doces e amáveis, mas firmes nos propósitos. E falando de defeitos, somos impacientes... Digo que aqui em casa é muito cacique para pouco índio. Há uma disputa para ver quem manda mais. (risos)
- E quem costuma ganhar
- Ah, cada dia ganha um. Fazemos altas negociações. (risos)
- Vocês saem bastante?
- Sim. Ricardo é mais animado. Amo ficar em casa, pois tenho pouco tempo para isso por conta da TV. Gosto de receber amigos, de ver a casa cheia, de receber a turminha dos meus filhos. Tem dia em que isso aqui parece um clube (risos). Mas costumamos sair bastante com as crianças. Levo uma vida simples, andamos de bicicleta no condomínio, vamos ao cinema, ao teatro, conto histórias...
- Eles curtem suas histórias?
- Muito, mas adoram contar também. Quem começou isso foi Luiza. Desde os 3 anos o melhor presente para ela são livros. Agora que já sabe ler, é ela quem conta. É legal, pois Pedro vai no embalo, presta atenção. Logo o cargo de contador de histórias será del
- Como concilia suas tarefas?
- Tento manter uma vida organizada e tenho conseguido. Quem trabalha em TV sabe que não há dia nem hora certos. Tem de estar disponível. Ser mãe é o mesmo. O bom é que costumo manter relações de confiança. Estabeleço relações duradouras tanto na vida pessoal quanto na profissional.
- Você gosta de decoração?
- Sim, mas sempre mudo. A cada nova estação, troco tapetes, almofadas. Muitos objetos aqui têm história. Ou é um presente de alguém especial ou algo garimpado em viagem, como o vaso que trouxe da Coréia, em 1991. Decorei a maior parte. O bar, por exemplo, montei comprando primeiro a mesa, num antiquário, depois espelhos e cristaleiras. Até desenhei a mesa de mármore da área externa da piscina. Também conto com o decorador Ronaldo Jacintho. Ele sabe do que gosto e me ajuda a achar o que preciso, pois não tenho tempo.
- Gosta do trabalho agitado?
- Sou a agitação em pessoa. A família é prioridade, mas admito que respiro trabalho. Tenho a sorte de ter um marido que me apoia. Até meus filhos respeitam minha carreira. Quero aproveitar ao máximo este momento da Rede TV!. Mudamos de Barueri para Osasco e em novembro vamos inaugurar o CTS, Centro de Televisão Digital, com mais espaço, mais estúdios e equipamentos de última geração.
- Sobra tempo para o casal?
Mônica - Claro que sim. Eu e Ricardo trabalhamos demais e temos agendas diferentes, mas sempre saímos para jantar, namorar.
Ricardo - Vivemos uma grande história de amor. Começou com uma grande paixão, que só aumentou com a chegada de Luiza e Pedro. Nossa união se aprofunda a cada descoberta ou a cada nova fase da vida de nossos filhos. Só isso já faz a nossa vida dinâmica.
- Vocês fizeram 15 anos de união. Costumam celebrar?
- Se pudesse, casaria de novo com o mesmo marido. Adiamos nova lua-de-mel porque uma babá saiu de licença-maternidade e tive de ir ao Festival de Cannes. Mas em breve vamos a Capri, à Grécia e a Praga.
- Qual o segredo do êxito do casamento?
- Confiança e respeito. Não viveria um casamento em que tivesse de gastar 1 minuto desconfiando. Ricardo pensa igual. Não sei como ele se casou comigo. Eu não casaria comigo, sou insuportável (risos). Tenho muitas atividades, amo todas elas, é difícil de entender.
- O que quer na vida pessoal?
- Poder curtir mais quem eu amo. Como vivo acelerada, às vezes é difícil ter um lazer mais relax. Acabo 'pilhando' todo mundo. Quero conseguir relaxar um pouco mais. Também viajamos muito a trabalho. Neste ano, o desafio é viajar mais a dois e em família.