Da mesma família da acelga, a beterraba
(Beta vulgaris) é diferente por ter como principal parte comestível a raiz tuberosa, embora as folhas, quase sempre desprezadas, também sejam saborosas e nutritivas. Cultivada desde o século II, na Europa, os romanos a utilizaram como medicamento contra febre e constipação. O tipo mais comum é o vermelho-sangue, do tamanho de uma laranja, mas existem beterrabas alaranjadas e brancas (como a usada na Europa para fazer açúcar), com formato achatado ou alongado e vários tamanhos. São novidades as do tipo
baby ou mini, que não crescem muito ou são colhidas precocemente. Esféricas ou alongadas, com cerca de 15 g, elas são freqüentemente vendidas nos Estados Unidos e na Europa já cozidas, assadas ou em conserva (o picles é uma especialidade alemã). No Brasil, a versão
in natura é mais aceita. A planta se dá bem em climas amenos - entre 7 e 22 graus - e em solos areno-argilosos. Nessas condições, pode ser cultivada durante todo o ano. Com sabor e qualidades nutricionais iguais aos das comuns, as minibeterrabas têm a vantagem de ser mais decorativas. Fazem bonito em especial quando servidas inteiras - cozidas, assadas, grelhadas, em saladas ou compotas agridoces -, como guarnição. Sua cor vem da betalaína (combinação de pigmento roxo e amarelo) e costuma tingir os demais ingredientes da receita, detalhe importante na hora do preparo. O toque terroso em seu sabor adocicado é conferido pela substância geosmina, produzida por microrganismos presentes no solo. Saudável, rica em fibras, minerais e vitaminas, a beterraba é pouco calórica e quase não tem gordura. A versão mini atrai as crianças e pode ser adicionada ao lanche para ser consumida crua.
Veja receitas clicando nas imagens abaixo:
Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.
Saúde
É ruim para
Ser consumida em excesso por quem tem tendência à formação de cálculos de oxalato de cálcio, devido à presença do ácido oxálico; e ser alimento único, porque é pobre em pró-vitamina A.
É bom para
Gestantes, pelo teor de potássio e da vitamina folacina; quem tem obstipação intestinal, graças ao leve efeito laxativo; e aqueles que querem emagrecer, por ter poucas calorias.
Ficha técnica
100 g de minibeterrabas contêm:
Calorias - 43
Proteínas - 1,62 g
Glicídios - 9,57 g
Gordura - 0,17 g
Fibras - 3,1 g
Vit. B2 - 0,04 mg
Vit. B6 - 0,067 mg
Niacina - 0,334 mg
Folacina - 109 mcg
Vit. C - 4,9 mg
Vit. E - 0,3 mg
Cálcio - 16 mg
Ferro - 0,798 mg
Magnésio - 23 mg
Fósforo - 40 mg
Potássio - 325 mg
Sódio - 77,9 mg
Como se escolhe
As minibeterrabas podem ser compradas frescas em supermercados que vendem produtos diferenciados. Geralmente vêm em bandejas de isopor e embrulhadas com plástico transparente. Observe se as folhas e talos estão bem frescos. É mais comum encontrálas já processadas â¬" lavadas, descascadas e embaladas a vácuo â¬" nas gôndolas refrigeradas dos supermercados. A embalagem deve estar bem vedada e a cor do vegetal precisa ser de um vermelho forte. Rejeite se estiver murcho ou descorado. Se conservada em embalagem fechada e sob temperatura baixa, a beterraba dura até 20 dias, mas as mais frescas são também mais coloridas e crocantes.
Como se prepara
Lave-as e cozinhe em água por 10 min. Espere esfriar e descasque. Para as sem casca, 5 min. de cozimento bastam. Preserve a cor acrescentando gotas de limão à água. Uma pitada de açúcar ajuda a intensificar o sabor. É possível fazer um refresco com a água do cozimento, batendo-a com suco de limão ou de laranja, açúcar e gelo. Temperadas e embrulhadas em papel-alumínio, as minibeterrabas podem ser assadas por 2 horas. Prepare ainda espetinhos: cozinhe-as e deixe-as de molho por 1 hora, junto com pedaços de abobrinha e cogumelos de Paris, em uma mistura de sal, alho, azeite, gengibre ralado, suco e raspas de limão e salsa. Monte os espetos e grelhe por 4 min. de cada lado.
Minha receita
Mariana Weickert (modelo e apresentadora de televisão)
Costumo fazer um suco nutritivo com minibeterrabas. Além de suprir as vitaminas de que meu corpo necessita para agüentar a correria do dia-a-dia, entre gravações, campanhas, desfiles e compromissos sociais, é delicioso. Basta cortar em pedaços cerca de 120 g de minibeterrabas, uns 450 g de cenoura e uma maçã com a casca. Em seguida, é só colocar tudo na centrífuga, juntar uns 5 gramas de gengibre e bater bem. Quem quiser, pode adicionar açúcar ou adoçante e gelo. É um suco tão gostoso quanto bonito.