O ator Marcos Frota (53) define o circo em sua vida como "uma paixão que virou amor eterno". E essa ligação forte com o universo do picadeiro já atravessou fronteiras. À frente do projeto Universidade Livre do Circo, ele foi o único brasileiro convidado para a megafesta de 92 anos do húngaro naturalizado brasileiro Franz Czeisler Tihany, dono do Circo Tihany, no Hilton Hotel, em Las Vegas. "Me sinto honrado em desfrutar a companhia de um homem sábio como Tihany. Acho que o carinho e o respeito que ele tem pelo Brasil acaba transferindo um pouco para mim, por meu amor ao picadeiro. Por isso, acredito que tenha me convidado para participar desse momento tão importante", disse o ator.
Para Marcos, a história do empresário, que chegou ao Brasil na década de 50, é surpreendente. "Ele foi para Jacareí, em São Paulo, só com o dinheiro para a comida. E com seu suor acabou construindo tudo o que tem, tornouse multimilionário e é considerado o papa do mundo circense", afirmou. Além de brindar com o mestre, Frota teve a oportunidade de estar diante da famosa dupla de ilusionistas de Las Vegas Roy Horn (64) e Siegfried Fischbacher (70). Na ocasião, o ator falou sobre seus projetos na área. Além de viajar pelo país com seus espetáculos circenses, ele mantém em Campinas, interior paulista, a sede da universidade onde também desenvolve um projeto social em parceria com a prefeitura e patrocínio da Petrobras. "Trabalhamos no aperfeiçoamento de artistas, técnicos e professores. Também tiramos crianças e jovens de situação de risco", explicou ele, que oferece aulas de artes como malabarismo, mágica e trapézio.
Encantado com a homenagem a Tihany, Frota, que é pai de Amaralina (29), Apoena (27) e Taynã (18), do casamento com Cibele Ferreira (1958-1993), e de Davi (9), da união com Carolina Dieckmann (30), comentou sobre seu estado civil. "Estou curtindo a solteirice. Namorando bastante. Quem não quer um amor? Mas não tenho pressa. Estou livre, leve e solto. Pleno, curtindo meus filhos e o trabalho no circo. Isso dá tranquilidade de aproveitar a vida e saborear a maturidade", disse o ator, ao lado de Alain Frère, presidente do Festival de Circo de Monte Carlo.