Na França, ator que volta às novelas este ano fala do sonho de reunir acervo de picadeiro
O início do projeto de criação do Museu Interativo do Circo, no Rio, é o sonho acalentado por Marcos Frota (54) para fechar com chave de ouro as celebrações de seus 25 anos de atividades circenses. Em busca de inspiração para realizar esse desejo, o ator foi para a França e observou toda a coleção exposta no Musée du Cirque, criado pelo médico Alain Frère, ex-presidente do Festival do Circo de Monte Carlo, em Tourette-Levens, comuna situada próximo a Nice, na região Provence- Alpes-Côte d'Azur. "Essa é a mais completa coleção do mundo, onde se conta sua história", afirmou Marcos. "Eu também quero juntar um acervo dos picadeiros brasileiros no meu museu. Para isso, vou entrar em contato com todas as secretarias de cultura", acrescentou ele.
O ator se encontrou no museu com Franz Czeisler Tihany (92), dono do Circo Tihany. "Ele é considerado, hoje, o mais importante artista vivo dessa área. Passamos lá um dia inteiro, com o Alan nos mostrando objetos, contratos assinados por grandes artistas. Jamais imaginei ter acesso a isso. É uma grande emoção", vibrou Marcos, que deixou no Brasil sua atual paixão, a administradora de empresas Luciana Reis (33). "Ela me faz feliz, graças a Deus", resumiu.
- Quando inaugura o museu?
- Somente em 2011, quando vou ter mais tempo livre, porque, em julho, começo a gravar Ti Ti Ti, próxima trama das 7 da Globo. É minha primeira novela desde América, em 2005. Neste momento em que festejo 30 anos como ator, vou interpretar Massa, espécie de guarda-costas da personagem de Claudia Raia. Preciso emagrecer para me adequar melhor ao papel. Estou com 75 quilos e 70 é meu ideal (ele tem 1m69).
- A idade o assusta?
- Estou feliz e orgulhoso dos meus 54 anos. Claro que tomo mais cuidado, durmo e acordo cedo, mas a energia e a alegria de viver são as mesmas. A idade não limita, me dá mais experiência.