Envolvida em polêmica com portugueses, que exigiram 'pedido claro de desculpas' pelas piadas sobre Portugal em 2007, a atriz Maitê Proença dá sua opinião sobre o ocorrido ao Portal CARAS
Dois dias depois que um abaixo-assinado começou a circular na internet exigindo da atriz brasileira
Maitê Proença "um pedido claro de desculpas" pelos comentários que ela fez sobre Portugal em 2007, em uma reportagem veiculada no programa
Saia Justa, do canal pago GNT, a atriz deu sua opinião sobre o episódio ao Portal CARAS: segundo ela, tudo não passou de um grande mal entendido:
"Amo e amarei Portugal, independentemente dos mal intencionados", declarou Maitê. No vídeo, ela repara em uma placa pregada ao contrário e reclama do atendimento no hotel em Portugal.
"É uma pena, mas hoje, qualquer covarde, escondido atrás de cara nenhuma, pode tirar algo de seu contexto e começar um linchamento via internet", desabafou a atriz, que, assim que soube da manifestação, gravou um pedido de desculpas aos portugueses que se sentiram ofendidos em vídeo.
Segundo o diário luso
Jornal de Notícias, o povo português exigiu que Maitê Proença se desculpasse, por vídeo, carta ou qualquer outro meio de comunicação, pela gravação de dois anos atrás, em que ela imita o sotaque dos portugueses e faz algumas brincadeiras, entre elas sobre uma placa com o número 3 pendurada ao contrário em frente a uma casa, e conta os problemas que enfrentou durante sua hospedagem no país.
"Tive problemas com a internet do hotel e pedi um técnico para arrumar. Mandaram um técnico que não sabia nada de informática. Ele olhava pro meu mouse como se fosse uma capivara", diz a atriz em um trecho do
Saia Justa.
"Depois a gente fala de português, que eles são esquisitos. Mas é assim mesmo", afirma no final do vídeo, antes de cuspir em uma fonte.
Além de gravar um depoimento com o pedido de desculpas, Maitê também fez questão de publicar em seu site oficial uma carta aos portugueses.
"Antes de mais nada, peço perdão a quem possa ter ofendido. Aquele é um vídeo caseiro, artesanal, produzido entre amigos num dia de folga enquanto estive em Portugal, em março de 2007, há dois anos e meio. Excursionei por um mês ao longo do país levando uma peça de teatro de minha autoria, e, à volta de viagem, o vídeo foi exibido no 'Saia Justa', pois este é um programa - em que sou uma das apresentadoras - que compreende o humor; nós ali brincamos com o papa, com o presidente Lula, com nossas mazelas pessoais", justificou a atriz, que senta no sofá do programa de TV semanalmente desde 2005, ao lado de
Mônica Waldvogel,
Betty Lago e
Márcia Tiburi.
Em seu texto, Maitê ainda diz que o brasileiro,
"via de regra é, assim, irreverente" e, por isso,
"brincamos com aquilo pelo o quê temos carinho". Descendente de portugueses, citando os avós,
Augusto Gallo, patrono benfeitor do Clube Português do Rio de Janeiro, e
Proença, Maitê finaliza o pedido de desculpa dizendo que, como portuguesa,
"sinto que posso brincar com os meus, exatamente como os portugueses fazem ao contar piadas dos brasileiros".
Na noite dessa terça-feira, 13, a assessoria de imprensa do canal GNT, no qual o vídeo sobre Portugal foi veiculado, divulgou nota oficial lamentando a situação e assegurou que a atriz não teve a intenção de ofender os portugueses.
Assista ao vídeo em Maitê Proença faz comentários sobre Portugal:
Assista ao vídeo com o pedido de desculpas de Maitê Proença: