Por Marcio Moraes, programa Companhia de Viagem, da CNT Publicado em 18/05/2009, às 09h21 - Atualizado em 23/02/2011, às 13h26
Bem no centro da Península Ibérica, Madri é capital da província que leva seu nome e da Espanha. Tem um rico patrimônio artístico e cultural, construído em vários séculos de história.
Centro financeiro, econômico, administrativo e cultural da Espanha, Madri tem mais de 3,5 milhões de habitantes. Sua paisagem exibe muitas construções modernas, como as torres comerciais da Porta da Europa. A maioria de seu patrimônio arquitetônico, porém, foi erguida no século XVI, quando o país era governado pela dinastia dos habsburgos, e a partir do XVII, já sob o domínio burbom. Os habsburgos construíram muitas igrejas, monastérios e palácios. Mas foram os reis burbons, como Carlos III, que completaram a urbanização e o embelezamento da cidade. Destaques são o Palácio Real, o Museu do Prado, com a famosa estátua de Velázquez na fachada, e o Parque El Retiro, no qual sobressaem lagos artificiais e o Monumento de Afonso XII. Bonita e rica, Madri é uma das cidades que mais recebem turistas no país, agitando a Estação Atocha com seu belo jardim tropical.