Em Washington, ex-presidente Lula elogia programas de inclusão digital do Governo do Rio de Janeiro
Luiz Inácio Lula da Silva fez uma palestra nesta quarta-feira, 6, em Washington DC, capital dos Estados Unidos, em um Forum da Microsoft sobre democracia participativa. Lula falou sobre educação no Brasil e no mundo e, especificamente com relação ao Rio de Janeiro, disse que a educação está sendo feita de forma aliada à cidadania. Da plateia, o governador Sérgio Cabral acompanhava atenciosamente o discurso de Lula. O ex-presidente também elogiou os programas de inclusão digital do Estado do Rio de Janeiro.
"Quem for ao Rio hoje visitar uma escola pública vai perceber que os alunos estudam em uma sala com ar condicionado e cada um tem o seu computador. As crianças têm também laboratórios de informática. Ou seja, nós estamos trabalhando para formar cidadãos de primeira categoria e não cidadãos de segunda classe, como habitualmente fomos tratados nos últimos anos", disse o ex-presidente.
Ainda em sua palestra, Lula afirmou que o Brasil vive um momento extraordinário. Ele disse que
"o Brasil estará entre as cinco maiores economias do mundo nos próximos 10 anos", além de realizar com sucesso a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Antes da apresentação do ex-presidente no Forum, Cabral e Lula tiveram um encontro reservado e conversaram sobre os preparativos para a Copa e para os Jogos Olímpicos.
"É sempre inspirador estar com o presidente Lula. É cada vez mais impressionante o prestígio internacional do presidente e o quanto esse prestígio ficou à nossa disposição durante o seu governo para tantos feitos, como a conquista da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, para citar apenas esses eventos espetaculares" disse o governador Sérgio Cabral, que apresentou na terça-feira, 5, como convidado da Microsoft, a experiência do Governo do Rio de Janeiro em democracia participativa e redes sociais.