LIVING DESIGN: Um grito de liberdade da decoração

Um grito de liberdade da decoração. É assim que o designer Marcus Ferreira, criador da Decameron Design, define o estilo de sua marca paralela, a Carbono. Confira! Publicado em 12/04/2011, às 18h02 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h15

Chamado de Girls Only, esse espaço foi concebido para ser o ponto de encontro das meninas para bater papo -

Um grito de liberdade da decoração. É assim que o designer Marcus Ferreira, criador da Decameron Design, define o estilo de sua marca paralela, a Carbono, que desde a mudança da primeira para o endereço mais chique do décor paulistano - a Alameda Gabriel Monteiro da Silva - ocupa sozinha a loja no descolado bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Conhecido pelos sofás grandes e aconchegantes que desenha para a Decameron, Ferreira percebeu que havia uma série de pessoas que frequentavam a loja, mas que acabavam não comprando nada simplesmente porque os móveis eram espaçosos demais para suas casas. "Percebi que muita gente adorava as peças, mas elas não cabiam no apartamento e, algumas vezes, nem no que esses clientes podiam pagar. Decidi criar uma linha específica para atendermos esse nicho de mercado", explicou. Mas não foi só isso que o motivou a criar a Carbono. O designer também notou que o Brasil, sendo um país jovem, está cheio de gente na faixa dos 28 aos 35 anos de idade, que está indo morar sozinha pela primeira vez, ou se casando, e que não quer no seu novo lar aquela estética tradicional - mesmo porque boa parte desse pessoal trabalha em profissões criativas, como publicidade, jornalismo, moda, arquitetura, e por aí vai. Por fim, um último aspecto é essencial para entender o conceito da marca: ser um espaço aberto a novos designers. "Costumo dizer que uma missão minha é retribuir as oportunidades que recebi ao longo desses anos. Acho isso muito importante", afirma Marcus Ferreira, ressaltando que sempre recebeu uma quantidade enorme de e-mails e portfólios com projetos de novos designers querendo entrar no mercado e não sabendo como. Mas, afinal de contas, o que seria esse "grito de liberdade da decoração"? Nas palavras do designer, é fazer com o interior da sua casa tudo o que você estiver afim, ousar, experimentar. "A casa tem que ter a sua cara, refletir seu estado de espírito, o momento que está vivendo. A ideia é transcender", explica. Esse espírito, aliás, está presente na própria decoração da loja. O projeto, assinado pelo arquiteto Maurício Arruda, divide o espaço em ambientes inspirados no lifestyle dos clientes da Carbono: o casal sem filhos, o surfista, o casal urbano, entre outros. Eu postei imagens na galeria de fotos da coluna para dar uma ideia de como é o espaço, mas com certeza, se você está em São Paulo, vale muito a pena ver tudo isso bem de perto. E se quiser ficar por dentro das novidades que acontecem no mundo da arquitetura e do design de interiores não deixe de acessar meu blog, monicabarbosa.com.br, onde todos os dias eu publico notícias sobre esses assuntos. Até mais!

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"