Miss Mundo Brasil 2010 diz que até já leu O Pequeno Príncipe, mas prefere economia e política
Vencedora do Miss Mundo Brasil 2010, a paraense Kamilla Salgado (23) admite que até leu o clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), obra tradicionalmente vista como o livro de cabeceira oficial das misses. Formada em Administração de Empresas, e cursando MBA na Fundação Getúlio Vargas, ela, no entanto, garante que está além disso. E explica que prefere outro tipo de literatura. "Adoro as de cunho econômico, político e social ou até mesmo uma ficção com boa dose de suspense", diz, no hotel Novo Frade, em Angra, litoral fluminense, onde o evento foi realizado. Kamilla ressalta ainda que os clichês associados ao universo dos concursos de beleza há muito tempo não são mais válidos. "A aparência, por exemplo, deixou se ser pré-requisito para a vitória. Ser bonita apenas de boca fechada não está com nada. A mulher precisa ter conteúdo, saber se expressar, ampliar horizontes e estar atualizada sobre os mais variados assuntos do mundo. Meus pais, Luiz e Paula, sempre fizeram questão de dar uma boa educação para mim e minhas irmãs", valoriza, citando Karina (19) e Karol Salgado (21).
A miss cita ainda como um exemplo de sabedoria o fato de saber conciliar a busca pelo conhecimento com os cuidados com a boa forma. Com 58kg em 1,72m, ela adora praticar exercícios físicos ao ar livre, principalmente corridas diárias em uma praça de Belém, onde mora. "Sou espevitada. Sempre gostei de manter o corpo em movimento. Aos 18 anos, jogava basquete na seleção paraense", orgulha-se ela, que em 2008, durante o carnaval paraense, ganhou o título de Rainha das Rainhas. O próximo passo foi realizar um sonho de infância: ser miss. "Sou teimosa. Se cismo com algo, vou até o fim. Mas isso tem um lado ruim também. Se estou errada, custo a reconhecer", admite ela, que disputa o Miss Mundo em outubro, na China.
Há quatro anos e meio namorando o advogado Victor Lameira (27), Kamilla agradece apoio do amado. "Ele é maravilhoso, está do meu lado sempre e não mede esforços para me ver feliz", conta ela, ao lado de profissionais envolvidos com o concurso, o diretor de imagem Ulises Marcano (41), o preparador de misses Alexander González (42) e o estilista mineiro radicado no Rio Victor Dzenk (41).