O menestrel Juca Chaves (71) está comemorando 50 anos de carreira e já começou os festejos de uma das maneiras que mais gosta: relaxando com a família. Acompanhado da mulher, Iara (50), com quem vive um lindo romance há 35 anos, e das filhas, Maria Clara (11) e Maria Morena (9), ele curtiu fim de semana nas piscinas do Beach Park, em Fortaleza. Como nem tudo é apenas sombra e água fresca, ele ainda apresentou o espetáculo O Artista Está Nu na capital cearense.
Depois de uma temporada de três anos morando em São Paulo, Juca decidiu voltar para a Bahia no início do ano. "Lá é mais tranquilo", explica ele, que prepara o lançamento de um livro autobiográfico de fotografias e segue fazendo o que melhor sabe: sátiras e modinhas. "Mantenho a tradição porque sou tri, com a sátira, a modinha e o humor. Procuro fazer isso de uma forma mais inteligente."
- Qual o segredo da harmonia do casamento com a Iara?
- O segredo de tudo é o tesão. Ele engloba tudo, o amor. Pego na mão da Iarinha desde o dia que comecei a namorá-la.
- Vocês concordam plenamente sobre a educação das meninas?
- Somos diferentes em tudo, mas temos de concordar. Cada um cede um pouco. Ela é católica e eu, ateu. Existem dogmas que eu não gosto, que brecam a evolução humana. Mas a gente consegue achar um meio termo.
- Quais valores você procura passar para suas filhas?
- Eu já falei para elas que não quero que sejam modelo ou diplomata, essas profissões fáceis de ganhar dinheiro. Gosto muito das profissões que humanizam, como enfermeira, médica, um artista que procura não fazer só para ele. Ensino a elas a importância de saber dividir. Procuro evitar, mas não dá para mantê-las totalmente distantes da burrice da TV brasileira. Saímos um pouco de SP porque lá as crianças ficam obcecadas por dinheiro. O que me preocupa em relação às duas é poder dar uma boa educação. Não guardo dinheiro, a Iara sabe disso.
- As duas são parecidas?
- Elas são completamente diferentes. A Maria Clara é mais agitada, a Maria Morena é mais calma. A mais velha fala para a menor: 'não compra Barbie, ela é fútil, não faz nada'. A Clara é uma esportista, joga basquete, foi até da equipe da Magic Paula. A menor é mais dócil, gosta de rosa, é mas estudiosa.