Com Jaime Sirotsky, láureas na noite dos mais expressivos profissionais da comunicação brasileira
Em uma premiação em que os próprios jornalistas escolhem os colegas de profissão a serem laureados, não poderia se esperar vencedores mais qualificados do que os eleitos na sétima edição do Prêmio Comunique-se, em cerimônia realizada no HSBC Brasil, em São Paulo. Como nos anos anteriores, a noite especial, criada por Rodrigo Azevedo (39), fundador da empresa que dá nome ao evento, foi repleta de craques do jornalismo tanto entregando como recebendo prêmios. "Agradeço a vocês, jornalistas, que conseguem construir e transmitir, em dia-a-dia difícil nesse emaranhado de in formações, os fatos ao público com seriedade", enalteceu Johnny Saad (57), presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ao receber homenagem especial por ser exemplo de empreendedorismo. Assim como ele, que estava acompanhado da mulher, a elegante Cláudia Saad (41), o presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky (74), e o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho (56), foram reconhecidos no mesmo quesito.
Um dos três filhos do saudoso Roberto Marinho (1904-2003), João Roberto recebeu duas homenagens. Aplaudido pela amada, Gisela Marinho (52), ele levou troféu pelos 40 anos do Jornal Nacional e fez questão de chamar os integrantes da equipe da TV Globo presentes para subir ao palco e compartilhar a alegria do sucesso do programa. "Não me deixem aqui sozinho", disse ele, antes de fazer um agradecimento especial. "Gostaria de citar cada um dos companheiros de emissora, mas, evidentemente, é impossível. Então quero dedicar esses aplausos a Armando Nogueira, jornalista que honra nossa profissão", completou ele, referindo- se a um dos responsáveis pela criação da atração global.
Mas os destaques não ficaram por aí. Foram 26 profissionais e mais uma agência de comunicação que mostraram que o empenho e a dedicação ao trabalho realizado durante todo o ano valeram a pena. Para entregar a recompensa a esse grupo, quatro duplas formadas pelos jornalistas Ricardo Boechat (56) e Renata Vasconcellos (37) - vencedora na categoria Apresentadora/ Âncora de TV -, Sarah Oliveira (30) e Silvio Luiz (75), Lorena Calábria (45) e Heródoto Barbeiro (62) e Rafael Cortez (32) e Cid Moreira (82) se revezavam para anunciar os três finalistas que concorreram a cada uma das 27 categorias.
Já o anúncio de cada vencedor foi feito por personalidades como o prefeito de SP, Gilberto Kassab (48), e a cantora Paula Lima (38). "Hoje falo como brasileiro, não como prefeito. Quero dizer que, com este prêmio, temos a oportunidade de festejar o quão avançada e respeitada é a comunicação no nosso país", elogiou Kassab. Já Mona Dorf (48), com o amigo, o estudante de Jornalismo Pedro Markun (23), que postava todos os lances do evento em sua página do site Twitter, Graça Seligman (55), Kiki Moretti (45) e Miriam Leitão (55), entre outros, se divertiram com as gafes dos profissionais do rádio, jornal e revista, apresentadas de forma muito bem-humorada pelo também jornalista Maurício Menezes (59). Para coroar o momento, Chico Anysio (78) subiu ao palco para impagável pocket show. "Em uma festa tão bonita, chego para estragar tudo", brincou o humorista.
Em momento de destaque a grandes jornalistas, nada mais justo que o tributo a um dos 'emblemas' da história da comunicação no país. O ex-apresentador do Jornal Nacional Cid Moreira celebrou ao lado da mulher, Fátima Sampaio (45), e dos 600 presentes, seus 82 anos. "Costumo dizer que não estou fazendo 82, mas 41 em cada perna", brincou, antes de responder aos que sempre apontam a sua seriedade. "Muitos dizem que sou sisudo, mas vocês estão vendo que também gosto de brincar", afirmou ele, encerrando a festa com seu inconfundível 'boa noite.' Aplaudidíssimo.