Lula em Paris: Doutor honoris causa

Político Luiz Inácio Lula da Silva é aclamado na Europa com título Doutor honoris causa

Redação Publicado em 04/10/2011, às 20h07 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Sorridente e de beca, o expresidente do Brasil recebe homenagem na França; na Polônia, é laureado pelo expresidente do país e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa. - Cityfiles

Com dois mandatos que lhe renderam notória projeção internacional, Luiz Inácio Lula da Silva (65) se tornou o primeiro latino-americano a receber o título Doutor honoris causa do Sciences Po, Instituto de Estudos Políticos de Paris, em honra à sua carreira política. Na cerimônia, na capital francesa, o ex-presidente do Brasil exaltou as conquistas no governo. “Sou o primeiro presidente do País sem diploma a abrir 14 universidades, 126 campi universitários e 214 escolas técnicas”, destacou.

Dois dias depois, em Gdansk, na Polônia, ele foi laureado pela fundação do ex-presidente do país e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa (67) com estatueta e 100000 dólares, pela contribuição à liberdade e à democracia. Na ocasião, o brasileiro anunciou que decidiu doar o valor a um país africano. “Walesa e eu nascemos de famílias pobres, em regiões distantes do poder. Não concluímos todos os níveis da escola  formal e iniciamos a trabalhar cedo”, comparou. “Esse prêmio, mais que conquista pessoal, é um tributo aos brasileiros, que nos últimos oito anos realizaram, de maneira pacífica e democrática, uma revolução econômica e social”, concluiu Lula.


Arquivo Luiz Inácio Lula da Silva Lech Walesa

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"