FILÉ MIGNON SUÍNO

Redação Publicado em 20/12/2007, às 16h54 - Atualizado em 04/01/2013, às 15h22

FILÉ MIGNON SUÍNO -
A carne suína é consumida por muitos povos desde tempos remotos. Em Atenas, na Grécia Antiga, o animal constituía a principal fonte de proteínas. Também os romanos apreciavam sua carne. Gregos e romanos, aliás, como relata a literatura e como se pode ver, por exemplo, no filme Satiricon, do cineasta italiano Federico Fellini, costumavam servir em suas festas o animal assado inteiro. Um hábito que perdurou e se mantém em muitos países no Oriente e no Ocidente. O animal assado inteiro ou em cortes como pernil, lombo ou filé mingon e carré não pode faltar também nas comemorações de final de ano na maioria dos lares do país. O filé mignon ou lombinho - tenderloin em inglês e lomito em espanhol - é um corte ainda pouco usado no Brasil. Apareceu no mercado há pouco tempo. Mas é comum nos Estados Unidos e na Europa. Na verdade, o porco tem dois lombos ou filés mignons, um de cada lado da porção final da coluna vertebral. O filé mignon é a peça mais macia e suculenta do animal, além de magra e de fácil digestão. É pequeno: pesa 600 a 700 g. Assim, cozinha rapidamente. Como é um corte sem osso e gordura, há grande variedade de pratos que podem ser preparados com ele. Pode ser assado, grelhado, cozido ou frito. Combina com temperos como gengibre, alecrim e sálvia, além de ingredientes doces como melado, mel e geléia de laranja, que dão molhos agridoces ótimos para os pratos festivos das ceias de fim de ano. O corte pode ainda ser aberto e recheado com maçã, abacaxi, damascos ou ameixas. Cortado em fatias finas, faz delicados escalopes, para ser grelhados rapidamente ou empanar e fritar. Pode ser usado ainda em tirinhas para preparar estrogonofe. Inteiro, é ótimo para fazer filé em croûte - coberto com massa folhada e assado - ou assar na brasa.

Saúde

É ruim para Quem deve restringir proteínas, já que é ótima fonte protéica; e ser consumido malpassado, porque pode conter cisticercos, que levam à teníase e à cisticercose. É bom para Pessoas que necessitam desenvolver grande atividade física ou aquelas em crescimento, pois é energético e rico em proteínas e ácidos graxos essenciais.

Ficha técnica

100 g de filé mignon suíno assado contêm: Folacina - 6 mcg Niacina - 4,7 mg Cálcio - 6 mg Ferro - 1,47 mg Magnésio - 28 mg Fósforo - 259 mg Potássio - 437 mg Selênio - 48,1 mcg Sódio - 56 mg Zinco - 2,63 mg Calorias - 164 Proteínas - 28,4 g Gordura - 4,81 g Colesterol - 79 mg Vit. A - 7,0 UI Vit. B1 - 0,94 mg Vit. B12 - 0,55 mcg

Como se escolhe

Em geral é vendido congelado - na verdade, vários num pacote ou embalados a vácuo e temperados. Se adquirir o filé fresco, veja se está rosado, úmido, com cheiro suave e consistência firme. Evite se a carne estiver pálida, opaca ou com grande perda de suco. Compre em locais confiáveis, cujo produto foi submetido ao controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Observe se a massa muscular tem consistência homogênea. Despreze se tiver grânulos brancos: indicam a presença de cisticercos, que podem causar teníase e cisticercose. Se comprar carne congelada, veja prazo de validade, registro no SIF e condições gerais.

Como se prepara

Pode vir coberto com uma membrana. Descarte-a logo. Embora difícil a transmissão de doenças em carnes vindas de empresas idôneas, para maior segurança, o filé mignon deve ser servido no ponto. Ao assar, tome cuidado para que não resseque, já que, como é mais magro do que o lombo, pode desidratar em temperatura alta. Deve ser assado lentamente ou frito rapidamente, se cortado em escalopes, tiras ou cubinhos. O cozimento em meio líquido deve ser cuidadoso, pois do contrário a carne ficará com as fibras rígidas e desidratadas. A cocção deve ser lenta, em fogo baixo. Antes de acrescentar o líquido, pode-se dourá-la no fogo ou no forno.

Minha receita

Luciano Burti (piloto de Stock Car e comentarista da Rede Globo) Esta é uma receita de família. Faça o tempero. Processe 2 alhos, 1 cebola, cheiro-verde, pimenta-do-reino e sal. Passe o tempero em 2 lombinhos que totalizem 1 e 1/2 kg. Ponha em uma vasilha. Junte 1 xíc. de vinho branco. Deixe na geladeira por 12 horas. Faça o recheio. Misture 100 g de presunto fatiado, 10 ameixas pretas sem caroço e 1 maçã fatiada. Reserve. Separe os lombos e reserve o molho. Abra os lombos e recheie. Costure. Amarre com barbante. Em panela, doure-os em 2 col. (sopa) de óleo de milho. Ponha o tempero reservado e, aos poucos, 1/2 litro de leite. Cozinhe até os lombos amaciarem. Tire. Sirva com fatias de abacaxi em calda.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"