Com a mulher, D.Marisa, Lula recebe familiares e políticos para celebrar seus 64 anos
Um dia inteiro de comemorações. Assim foi a passagem do 64o aniversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira, 27. "Espero completar 75, 95 e, se Deus quiser, estou no pé do Oscar Niemeyer e da dona Canô. Quero ultrapassar os 100 anos. A Marisa disse que vai viver 105. Então, é uma disputa para ver quem vai viver mais", disse, brincando, o mandatário do Brasil.
À noite, Lula foi surpreendido com uma festa no Palácio da Alvorada organizada por sua mulher, dona Marisa Letícia (54), com o auxílio da nora, Marlene Araújo, noiva de Sandro Luiz Lula da Silva (29). "Esta festa é meu presente de aniversário. Também vou preparar um jantar especialmente para ele. Vou para a cozinha e eu vou fazer", garantiu ela. "Dona Marisa pode sempre contar comigo para estas ocasiões. Tenho prazer em ajudá-la", contou Marlene. A celebração foi pensada para agradar ao presidente, com tudo bem descontraído e para um pequeno grupo. Entre os convidados, marcaram presença o ministro Gilmar Mendes (54), presidente do Supremo Tribunal Federal, e sua mulher, Guiomar (57), e José Múcio (61), ministro do Tribunal de Contas da União.
Cercado por familiares e amigos, Lula soprou as velinhas do bolo decorado com a bandeira do Brasil e um boneco em miniatura que o representava. Como está de dieta, o presidente teve de recusar um pedaço da delícia recheada com doce de leite e ameixa. Animado, ele e a esposa abriram a pista de dança embalados por MPB e canções dos anos 1970 e 1980. Além do marido, a primeira-dama brasileira também teve como parceiro o vice-presidente da República, José Alencar (78), que, por sinal, se mostrou bastante disposto e feliz, principalmente após a notícia de que os tumores do câncer - com o qual luta há 12 anos - sofreram uma redução substancial.
Mais cedo, o presidente também foi festejado pelos funcionários do Centro Cultural Banco do Brasil - atual sede do governo federal enquanto o Palácio do Planalto passa por reformas. Logo pela manhã, o líder brasileiro foi saudado com a apresentação da Banda da Guarda Presidencial do Palácio da Alvorada. Os 212 músicos tocaram Parabéns Pra Você, depois executaram Amigos Para Sempre e Amigo, de Roberto Carlos (68) e Erasmo Carlos (68). Muito bem-humorado, Lula agradeceu a homenagem e ainda brincou com os integrantes da banda ao tentar tocar um trompete. "Tenho muito o que comemorar. A vida foi muito generosa comigo. Chegar aonde cheguei foi um milagre da natureza e, portanto, alcançar a presidência da República foram dois milagres para um ser humano só", disse o presidente.