Ator escala monte Fuji e vive aventuras nas cidades japonesas em suas férias da TV
Depois de dois anos gravando a trilogia Os Mutantes, da Rede Record, o ator Felipe Folgosi (35) foi curtir suas férias do outro lado do mundo. Fã da cultura japonesa e do turismo de aventura, ele visitou templos, escalou o Monte Fuji, usou vestimentas tradicionais e até tomou banho de lama medicinal em um onsen, balneário de águas termais. "Gosto de viagens culturais, mas tento incluir uma atividade ligada à natureza. Já saltei de paraquedas, faço mergulho e rapel e sempre que posso encaro uma trilha", contou o galã, que, solteiro, passou a maior parte dos 20 dias viajando sozinho de trem por diversas cidades e reencontrando amigos em algumas. "Os momentos de introspecção foram inevitáveis quando eu estava sozinho no alto do Monte Fuji, vendo as nuvens lá embaixo e o céu cravejado de estrelas", conta.
- Por que escolheu o Japão?
- Cresci em São Paulo, onde vive a maior colônia de japoneses fora do país de origem, então, desde pequeno tive muita ligação com a cultura oriental. Fiz judô, gosto de animê (desenho animado), mangá (quadrinho) e da comida. Estou aproveitando meu tempo para viajar bastante. Depois daqui, vou para os países nórdicos. Meu contrato com a Record vai até 2011, mas não há nada programado.
- Qual tem sido sua atividade preferida nesta viagem?
- Gostei muito de Kyoto, local que guarda as tradições, onde é comum ver pessoas de quimono nas ruas. Percebi o privilégio que é viver em uma época em que ir para o outro lado do mundo leva só 24 horas, o que nos permite ter mais contato com outras culturas. Outra coisa que adorei foi escalar o Monte Fuji. Cheguei ao topo para ver o sol nascer, fazia menos sete graus e ventava. Depois de toda a aventura, dá uma sensação de realização, sonho concretizado.
- Você fez alguma preparação física para esta atividade?
- Qualquer pessoa com um mínimo de condicionamento físico é capaz de subir o Monte Fuji, o que varia é a velocidade com que se chega até o topo. Pratico musculação e corrida, não consumo carne vermelha há 19 anos, não bebo álcool e nunca fumei. Sigo uma dieta balanceada, menos quando estou de férias. Depois corro atrás do prejuízo.
-Você viajou sozinho, sente falta de ter uma companheira?
- Estou solteiro e, claro, que sinto falta de ter uma pessoa, mas a gente não controla quando vai conhecer alguém. Para mim, a mulher ideal é inteligente, bem-humorada e, como eu, acredita que a vida é muito mais do que obter status e adquirir bens materiais, é uma questão de valores.