Depois de cumprir temporada teatral, estrela Lucélia Santos faz massagem e medita em spa paulistano e fala da maneira como encara a vida
Apaixonada pela natureza e pela yoga, a atriz e diretora paulista Lucélia Santos (54) procura manter uma vida saudável e regrada com a ajuda de alimentos naturais e da prática da milenar atividade. Com certeza, um dos segredos da vitalidade da também produtora, que mantém praticamente os mesmo traços e vigor de quando estreou na TV, em 1976, no papel da escrava Isaura — o mais importante da sua carreira de mais de 35 anos e que a tornou famosa em mais de 100 países. Ela contou à CARAS, com exclusividade, que sempre arruma um tempo para se dedicar à boa forma. “Minha profissão requer um bom condicionamento físico. O ator é como um atleta”, diz ela. Também costuma se entregar às benesses das massagens. “Não consigo ficar sem. Faço direto e de vários tipos”, afirma Lucélia, que, em breve, poderá satisfazer o desejo de seus fãs de vê-la novamente na tela da TV. Ela estaria na disputa por um papel no remake da novela Gabriela, sucesso de 1975 e que volta à Globo em 2012.
Nem mesmo uma agenda agitada, turbinada pela temporada paulistana da peça Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, na qual é dirigida pelo filho, Pedro Neschling (29), a impediu de cumprir seus rituais de bem-estar. “Preciso estar perto da natureza, botar o pé no chão, literalmente. Por isso, moro num lugar com muito verde e vivo descalça”, revela ela, que reside no Rio, próximo à Pedra da Gávea.
Recentemente, Lucélia esteve no spa da Clínica Santé, em São Paulo, em busca de relaxamento. No local, ela foi recebida pela famosa esteticista Ala Szerman (72) e por um dos fundadores do espaço, o cirurgião plástico Leonard Bannet (62). Ela experimentou algumas das massagens disponíveis, como a que usa pedras quentes. “Nosso objetivo é ajudar cada pessoa a encontrar seu equilíbrio interior”, explica Ala. Budista há 13 anos, Lucélia aproveitou a área da piscina para também meditar.
– Você conserva praticamente as mesmas feições de quando viveu a protagonista de Escrava Isaura. Qual é o seu segredo?
– Pratico yoga desde 1999. A atividade me ajuda a ganhar condicionamento, flexibilidade e autoconhecimento. Também adoro massagem. Mas não busco, com essas técnicas, a beleza e sim, a saúde. As massagens mexem com os ossos, músculos e ativam o sistema circulatório.
– Qual tipo de massagem que você prefere?
– Faço todos os tipos. No entanto, gosto muito da massoterapia. Principalmente quando estou estressada, pois ela desfaz os nós do corpo. A feita com pedras quentes também aprecio. É bem profunda. Quando faço massagem sinto-me renovada e durmo melhor.
– Também se dedica a outras atividades físicas, além da ioga?
– Sim. Sou disciplinada e rigorosa com o meu corpo. Minha profissão pede um bom condicionamento físico, para respirar, falar com intensidade e se mexer bem em cena. O ator é como um atleta. E eu sou alucinada por esportes. Amo correr. Já participei da corrida de São Silvestre e fiz uma meia maratona. Também escalo, apesar do meu medo de altura.
– E como faz para escalar?
– Vou atrás de leituras que me ajudam a superar esse meu medo. Já consigo subir a Pedra da Gávea. E ainda quero fazer um curso de rapel.
– Você é muito rigorosa com a alimentação?
– Tenho uma alimentação saudável, com muitas verduras e grãos. E há 30 anos não como carne. Atualmente, por causa da corrida, sinto que preciso de uma proteína extra, então, como peixe.
– A peça Alguém Acaba de Morrer Lá Fora é dirigida pelo Pedro, seu filho. Como é tê-lo no comando?
– Priorizamos o respeito profissional e tentamos não misturar as coisas, para manter a harmonia no trabalho.
– E como estão os projetos para 2012. É verdade que você vai atuar no remake da novela Gabriela, da Globo?
– Sou budista, por isso vivo o momento presente. Não faço planos, pois não sei se estarei viva amanhã. A única certeza é a morte. Tenho lido na imprensa sobre minha escalação para Gabriela, mas não tem nada certo ainda.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"