Quatro dias após o anúncio da separação, ele faz compras para montar um lar enquanto ela leva Enzo e Sophia para passear
Após o anúncio do fim do casamento de 17 anos, na segunda-feira, 26 de julho, Edson Celulari (52) e Claudia Raia (43) mostram que suas vidas realmente já seguem caminhos opostos. Na sexta, 30, enquanto a Jaqueline da novela Ti Ti Ti passeava com os filhos Enzo (13) e Sophia (7) no shopping Barra Point, Rio, ele fazia compras para sua nova residência no CasaShopping. O ator deixou a casa onde os quatro moravam no Itanhangá e está vivendo em um condomínio no Joá, bairro próximo. Recém chegado da cidade de Pirenópolis, em Goiás, onde gravou cenas de Araguaia, trama das 6 da Globo que estréia em setembro, Edson adquiriu objetos de decoração, além de eletrônicos e eletrodomésticos, como uma TV de plasma, um forno microondas e um liquidificador.
Para evitar mal entendidos e insinuações, Edson e Claudia decidiram comunicar à imprensa oficialmente através de suas assessorias que o casamento havia terminado. A decisão, segundo ambos, foi em comum acordo após longas conversas. "Foram quase duas décadas de uma união feliz, com os altos e baixos de qualquer relação entre marido e mulher, que termina agora deixando como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua, além de um casal de filhos lindos e amorosos que nos ligará para sempre através de um amor profundo", dizia o texto. O rompimento surpreendeu os fãs e os amigos dos dois atores. Além do plano de aumentar a família, eles formavam um dos casais mais sólidos do meio artístico, comparados a Paulo Goulart (77) e Nicette Bruno (77), Tarcísio Meira (74) e Glória Menezes (75) e Tony Ramos (61) e Lidiane Barbosa (57), que estão juntos, respectivamente, há 58, 48 e 43 anos. Os dois também sempre fizeram questão de demonstrar em público que mantinham um relacionamento sólido. Quando completou 50 anos de idade, em março de 2008, e ganhou da mulher uma festa, o ator fez questão de agradecer a ela em entrevista à CARAS. "Claudia é uma grande companheira e parceira com quem divido os meus sonhos, como o de ter mais um filho", disse ele. "Esta noite foi uma declaração de amor, não só minha, mas de todo mundo", retribuiu ela, na ocasião. "Nossa relação não tem segredo. Tem que ter vontade, cuidado, dividir as coisas. Ao mesmo tempo, sabemos que é preciso manter as individualidades e criar projetos de vida e para os filhos. Continuamos estimulados, existe amor", explicou o ator, ainda em 2008.
Os dois se apaixonaram nos bastidores de Deus Nos Acuda (1992/1993), onde formaram o par romântico Ricardo e Maria Escandalosa. Na época, já eram amigos. Eles haviam atuado juntos nas novelas Cambalacho (1986) e Sassaricando (1987/1988). O casamento aconteceu em fevereiro de 1994, em cerimônia budista. Era a segunda união de Claudia, que antes se casara com Alexandre Frota (43), em dezembro de 1986, com quem viveu até 1989. Claudia e Celulari voltaram a contracenar ainda nas tramas Torre de Babel (1998/1999) e As Filhas da Mãe (2001/2002). Fora das telas, eles eram sempre vistos juntos, a dois ou com as crianças. Apesar de toda a sintonia, este ano a relação começou a dar sinais de desgaste. A última aparição pública do casal foi em janeiro, na estreia de Pernas pro Ar, musical encenado por ela. No mês seguinte, a atriz não prestigiou a pré estreia paulistana da peça Hairspray, da qual Edson participava. E também não esteve com o então marido quando ele festejou seus 52 anos, em março, e ganhou homenagem dos filhos. Enzo e Sophia subiram ao palco do teatro Bradesco, em SP, com um bolo. Claudia estava se apresentando em Salvador. Em junho, enquanto ela já estava envolvida com as gravações da novela Ti Ti Ti, Edson aproveitou um breve período de férias e viajou na companhia das crianças.