CREME DE PEQUI
O fruto do pequizeiro (Caryocar brasiliense e outras), árvore nativa do norte dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, é conhecido como o rei do cerrado, tal o seu valor como alimento. É usado in natura ou na forma de subprodutos como polpa congelada, em conserva ou creme, óleos para uso culinário, licor, farinha, sabão e cosméticos. No Parque Indígena do Xingu (MT), representa uma reserva alimentar para a época das chuvas, quando a caça e a pesca escasseiam. Para conservar a polpa por vários meses, os índios a embrulham em folhas e a guardam em cestos, no fundo dos igarapés. A fruta é também conhecida como piqui, piquiá, amêndoa-de-espinho, grão-pequiá, suari e pequerim, entre outros nomes, quase todos derivados do tupi py e qui (casca e espinho). É que ele tem a semente coberta de espinhos finos - por isso, deve ser degustado com cuidado, apenas roendo-se a polpa que recobre a semente. Os subprodutos permitem seu consumo no período de entressafra - a coleta só ocorre entre novembro e fevereiro - e por moradores das regiões do Brasil onde o pequi in natura não chega (depois de maduro, ele não dura mais do que três dias). O creme é feito com a polpa do pequi cozido, batida com água e sal, além de algum aditivo, e conserva quase integralmente o aroma complexo, perfumado e ácido, que lembra o do maracujá. Fica ótimo em molhos, no purê de batata, em carnes, sopas, tortas e pães, além de ensopados de frango e risotos. Quem tem acesso à fruta fresca pode preparar o creme sem sal, ingrediente mais versátil, que entra também em doces. Veja receitas clicando nas imagens abaixo:
É ruim para Ser consumido em excesso, pois em grande quantidade a vitamina A se torna tóxica; e quem tem colesterol alto ou está de regime, porque contém muita gordura. É bom para A saúde da pele e da mucosa e prevenir o ressecamento da córnea e da conjuntiva, uma vez que é boa fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A.
100 g de creme de pequi caseiro contêm: Calorias - 84,7 Proteínas - 0,714 g Carboidratos - 4,73 g Gorduras - 7 g Carotenóides - 14 000 RE Vitamina B1 - 0,021 mg Vitamina B2 - 0,032 mg Vitamina C - 8,4 mg Cálcio - 5,27 mg Ferro - 0,079 mg Fósforo - 0,147 mg Sódio - 1067 mg
Produto novo, ainda não está disponível em qualquer supermercado. É mais comum nas regiões produtoras de pequi ou nos grandes centros, em mercados municipais, casas do Norte ou empórios de produtos regionais. Verifique o prazo de validade. Observe se a tampa do vidro não está enferrujada ou estufada e confira se há, no rótulo, nome e endereço do fabricante. Apesar de durar até 3 anos, prefira os mais novos, pois as condições de transporte e armazenagem podem contribuir para alterar suas características. O creme deve ser amarelo escuro. Se achar pequis frescos, tire a casca e guarde as sementes no freezer até a hora de usar.
Experimente-o no purê de batata ou como tempero nos recheios de massas, especialmente os de frango e palmito. No arroz, basta adicioná-lo à água do cozimento. Na massa de pão, pode substituir um pouco da água. Para prepará-lo em casa, retire a casca da fruta. Separe as sementes. Cozinhe-as em água por 30 minutos, ou até a superfície ficar bem macia. Espere esfriar (reserve a água) e raspe com uma colher a polpa macia, cuidando para não atingir os espinhos. Bata a polpa no liquidificador, adicionando parte da água do cozimento aos poucos â¬" para cada 100 g de polpa, cerca de 50 ml de água.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"