Originário da Europa, o alho-poró (Allium porrum) pertence à família das amarilidáceas, a mesma da cebola, do alho e da cebolinha. É uma planta bienal que no primeiro ano produz talos e folhas e no segundo, flores brancas, róseas ou lilases e sementes pretas, usadas para aromatizar sopas. Embora da família da cebola e do alho, difere pelo desenvolvimento das folhas, que se sobrepõem, formando um caule tenro, em camadas. Ele é mais dilatado na base e na extremidade se abre em folhas verde-escuras. O alho-poró é admirado pela suavidade de seu sabor e pela delicadeza de seu perfume. As folhas também podem ser consumidas, mas a parte mais apreciada é o talo. Com ele se faz a famosa sopa cremosa americana vichyssoise. É usado também para dar sabor a caldos e recheios e integra amarrados de ervas, que são empregados para aromatizar caldos, molhos e ensopados.
Saúde
É bom para
Crianças, idosos e convalescentes, pelo fato de ser um alimento de consistência branda e de fácil digestão; e quem tem o intestino preguiçoso, pois é boa fonte de fibras.
É ruim para
Indivíduos com distúrbios diarreicos, porque a presença das fibras estimula o peristaltismo intestinal; e substituir uma refeição completa, pois tem baixo teor de proteínas.
Ficha técnica
100g de alho-poró cru contêm:
Calorias - 60,5
Proteínas - 1,49 g
Glicídios - 14,1 g
Gordura - 0,3 g
Fibras - 2,90 g
Vit. A - 95,1 g
Vit. B3 - 0,4 mg
Vit. B6 - 0,232 mg
Folacina - 64,1 mcg
Vit. C -12 mg
Vit. E - 0,92 mg
Calcio - 59 mg
Cobre - 0,162 mg
Ferro - 2,09 mg
Magnésio - 27,8 mg
Fósforo - 34,6 mg
Potássio - 180 mg
Sódio - 20,1 mg
Como se escolhe
Encontra-se alho-poró nas feiras livres, supermercados, mercadinhos e varejões. Deve ser longo, as folhas verdeescuras, o talo branco ou verde-claro tenro, porém firme. Evite se o talo e as folhas estiverem murchos. Evite ainda se a cor estiver amarelada, indicação de que foi colhido tardiamente. As camadas que formam o caule precisam estar firmemente aderidas umas às outras. Se o caule, que tem de 10 a 20 centímetros de comprimento, estiver leve para o seu tamanho, não compre. Geralmente as folhas já vêm aparadas, pelo faot de serem muito grandes. As raízes devem ser frescas e sem partes escuras e amolecidas.
Minha receita
Para acompanhar com coquetel
Fettuccine ao burro com stinco
Ingredientes (para 4 porções):
4 stincos pequenos de cordeiro, 3 col. (chá) de sal e 2 de pimentado-reino, 3 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 cenoura grande, 1 cebola média e 1 talo médio de salsão picados, 1/2 alho-poró médio em rodelas, 1 alho sem casca picado, 150 ml de vinho branco seco, 1 e 1/2 litro de demiglacê, 1 folha de louro, 1 ramo de alecrim e 1 de tomilho-limão, 1 col. (chá) de estragão picado, 350 g de fettuccine Petybon, 2 col. (sopa) de manteiga sem sal, manjericão.
Modo de preparo:
Limpe os stincos. Tempere-os com 2 col. (chá) de sal e a pimenta. Coloque-os numa panela com o azeite quente e doure de maneira uniforme. Tire os stincos. Reserve. À mesma panela, junte cenoura, cebola, salsão, alho-poró e alho. Refogue até amaciarem e dourarem. Incorpore vinho e demiglacê. Ao ferver, junte stincos, louro, alecrim, tomilho e estragão. Abaixe o fogo e cozinhe até a carne ficar macia e o molho, encorpado. Tire. Reserve. Ponha fettuccine numa panela com 3 e 1/2 litros de água fervente e o sal restante. Cozinhe, mexendo de vez quando, até ficar al dente. Tire do fogo e escorra. Reserve. Derreta manteiga numa panela. Junte o fettuccine e envolva-o na manteiga. Retire. Sirva com o stinco regado com o molho. Manjericão decora.
Drink do Derivan
Amethyst.
Este delicioso coquetel nos remete a um perfume usado pela primeira- -dama francesa Carla Bruni Sarkozy, o Amethyst, da luxuosa grife Lalique. Inspirado na sutileza do aroma da groselha preta e na doçura da framboesa, o drink combina com perfeição a vodka de uvas, a gelatina de framboesas, o sirop e o vinho branco.
Ingredientes: 100 ml de vodka de uvas Cîroc, 20 ml de sirop Violet Kaly, 2 cubos de gelatina de framboesas, 40 ml de vinho chardonnay e 1 flor lilás.
Modo de preparo: Ponha 4 pedras de gelo, vodka, sirop e vinho num copo misturador. Misture bem e sirva com a gelatina num copo para coquetel da Royal Collection. Decore com a flor.