João Velho dedica encenação ao irmão morto e comove a mãe com texto sobre um menino e o céu
De luto pela morte do caçula, Rafael Mascarenhas, de 18 anos, em 20 de julho, Cissa Guimarães (53) saiu de casa por um motivo especial no sábado, 31. A atriz foi prestigiar a estreia da peça infantil Joaquim e as Estrelas, protagonizado por seu filho do meio, João Velho (26), no Teatro Oi Futuro, Rio. Acompanhada por um segurança, ela chegou dez minutos antes do início do espetáculo, de óculos escuros e cabeça baixa. E não conseguiu se conter diante da lúdica apresentação. "Agora eu entendo tudo de estrelas porque tenho a minha própria. A peça me emocionou muito, vi um filho que é estrela falando de outra estrela", comentou Cissa, que é mãe ainda de Thomaz Velho (31).
Após a encenação, o ator dedicou o espetáculo ao irmão morto. "Achei que não conseguiria fazer a peça porque estou muito triste. Mas usei a tristeza como inspiração. Em cena, sou Joaquim, um garoto que conversa com as estrelas. É um momento propício para o papel porque dizem que depois que as pessoas morrem, viram estrelas... e tenho certeza de que meu irmão virou uma. Ele era um cara querido e fantástico. Acreditamos que está no céu. Sei que hoje estaria aqui me assistindo e tenho certeza de que está", emocionou-se João Velho, cercado pelo elenco: Morena Cattoni (30), Elisa Pinheiro (30), Gisela de Castro (36), Carolina Godinho, Marcio Freitas( 31) e Peter Boos (24).
A proposta de Cissa de voltar a sorrir e às atividades normais, como anunciou na homenagem feita a Rafael semana passada, ganha mais um capítulo. A atriz deve retornar aos palcos na quinta-feira, 5, com a comédia Doidas e Santas, no Teatro do Leblon. "Para ela tudo isso é um fardo grande, muita dor. Mas minha mãe é uma pessoa muito para a frente e sei que Rafael vai nos ajudar", afirmou João.