CAMILLE PISSARRO

CAMILLE PISSARRO

CARAS Digital Publicado em 25/10/2007, às 16h00 - Atualizado em 27/03/2019, às 16h53

A Camponesa com Vara, óleo s/tela (81 x 64,7 cm), de 1881: a ternura da menina descansando na relva é ressaltada pelo efeito da luz, criado por pinceladas curtas. Museu d'Orsay, Paris, França. - ARQUIVO ALPHABETUM
Camille Pissarro (1830-903) foi uma espécie de guru dos impressionistas. Participou de todas as exposições do grupo e influenciou Paul Cézanne (1839-1906) e Paul Gauguin (1848- 1903). Outros grandes nomes do movimento, como Claude Monet (1840-1926) e Alfred Sisley (1839-1899), freqüentaram sua casa de Éragny-sur-Epte, ao norte de Paris. Aluno do realista Camille Corot (1796- 1875) na juventude, Pissarro começou pintando paisagens e só mais tarde adicionou a presença humana a seus quadros. Ligado ao anarquismo, gostava de retratar trabalhadores. O tema pouco glamouroso e a rejeição da crítica ao impressionismo dificultaram a venda de suas obras. Por isso, passou dificuldades. Em 1885, aderiu ao pontilhismo, mas foi criticado e o deixou. É mais lembrado pelo belo uso da luz em sua fase impressionista.

Sua época

O impressionismo é mais conhecido como um movimento das artes plásticas, que pretendia captar, como diz o nome, a impressão do artista e não a realidade. Mas houve reflexos da tendência também na música, sendo o seu principal representante o francês Achille-Claude Debussy (1862-1918). Revolucionário, ele rompeu com os conceitos de harmonia vigentes e adotou acordes isolados. De suas composições, a mais ligada ao movimeno é La Mer (1905), na qual recria não o som mas a sensação do movimento das ondas e do efeito da luz e do vento sobre o oceano.

O autor

Filho de um comerciante judeu e de uma dominicana, Camille Jacob Pissarro nasceu na Ilha de Saint Thomas, nas antigas Antilhas Dinamarquesas. Aos 12 anos foi estudar em Paris, de onde voltou aos 17, para tocar os negócios familiares. Com 22 anos, acompanhou a expedição do artista holandês Fritz Melbye à Venezuela e, em seguida, partiu para Paris, onde, finalmente, estudou Arte. Casado com Julie Vellay, teve seis filhos, mas um morreu ao nascer e outra, aos 9 anos. Sempre em dificuldades financeiras, ele só experimentou algum reconhecimento depois dos 60 anos. Morreu aos 73.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"