Com atrações como Zezé Di Camargo & Luciano, o Brazilian Day atrai 1,5 milhão de pessoas que matam saudade de seus ídolos
Os brasileiros radicados nos Estados Unidos e os próprios americanos sabem bem: no domingo que antecede o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a ordem é tingir Nova York de verde-amarelo e celebrar com muito orgulho o nosso país. Em sua 26ª edição, o Brazilian Day levou mais de 1,5 milhão de pessoas à 6a Avenida, que ficou tomada do cruzamento com a rua 43 até o Central Park. Promovido pelo empresário João de Matos (58) em parceria com a Globo, o maior evento canarinho na terra do tio Sam teve shows de Zezé Di Camargo (47) & Luciano (37), dos baianos Carlinhos Brown (47) e Margareth Menezes (47) e do carioca DJ Malboro (47).
Comandada por Luciano Huck (39), a festa teve início pouco depois das duas horas da tarde e os primeiros a ganhar o gigantesco palco, para delírio da plateia, foram Zezé e Luciano. "O Brazilian Day tem um valor especial para o artista. Aqui somos todos iguais, visitantes ou imigrantes, mas todos em busca de sonhos", disse Luciano, ao lado da amada, Flávia Fonseca (30). "Espero que a gente faça um show à altura dessa galera tão batalhadora. O coração vai apertar", falou Zezé, com sua Zilú (50).
Na sequência, Huck voltou ao palco com João para prestar homenagem à colega global Ana Maria Braga (61), por seu trabalho à frente do Mais Você, sucesso na Globo Internacional, e por seu carinho com as comunidades brasileiras no exterior. "Alô Nova York, acorda menina!", disparou ela, ovacionada pela multidão. "É sempre uma emoção falar com vocês. Isso aqui é brilho, é saudade, é Brasil. Que maravilha ver vocês", emendou a loira, convidando a todos para dançar o hit do carnaval Rebolation. "É uma brincadeira que eu faço quando estou fora do Brasil e bate aquela saudade", entregou Ana.
Com sua habitual energia, Margareth - que havia oficialmente aberto as comemorações do Brazilian Day no dia anterior com a "lavagem" da rua 46 com um grupo de baianas - foi a próxima a ganhar o microfone. Coube a ela cantar o Hino Nacional Brasileiro. "O hino é um retrato fiel do nosso povo em cada palavra. Em um dia como hoje, é importante lembrarmos desse amor maior à pátria que une a todos nós. Estou muito feliz e honrada em participar desta festa", comentou ela, que mais tarde deu uma canja no show do amigo Brown. Já a interpretação do hino americano foi feita pelo trio The Emotions.
Maior porta-voz do funk carioca, o DJ Malboro incendiou o público com grandes hits do gênero. "O bacana desta festa é ver essas pessoas tão felizes", observou o empresário Mario Bernardo Garnero (43), junto da mulher, a top Schynaider (22). "Amo essa alegria dos brasileiros. Estou adorando tudo!", elogiou a top russa Valentina Zeliaeva (27), estrela máxima da grife Ralph Lauren. "Este evento é imperdível", exclamou Fabiana Saba (32), grávida de sete meses de uma menina, ao lado da modelo Alessandra Berriel (38), grávida de quatro meses de um menino.
A festa terminou com Carlinhos Brown no comando de um verdadeiro carnaval na Big Apple. Orgulhosos, André Dias e Amauri Soares (42), respectivamente, diretor de Negociações Especiais e diretor de Projetos Especiais da TV Globo, eram só sorrisos.