Brasil leva a sua folia até as Ilhas Maurício, na África

Escolas de samba cariocas dão show de gingado e animação no arquipélago africano

Redação Publicado em 10/07/2012, às 22h10 - Atualizado em 11/07/2012, às 01h53

A apresentação de Viviane de Oliveira, Michelly Nery, Fábio Batista, Karla Moreno, Juliana Araújo, Diego Nascimento, Angele Miranda e Fernanda Coelho. - Cesar Alves

Maior manifestação da cultura popular brasileira, a folia de Momo arrebatou uma parte da África. A primeira edição do Carnaval das Ilhas Maurício, organizado pelo empresário Alexis de Vaulx (49) no arquipélago situado a leste de Madagascar, reuniu cerca de 30 integrantes de diferentes escolas de samba do Rio e transformou a sofi sticada avenida Royal Road, na cidade de Flic en Flac, em passarela do samba. Passistas cheias de adereços coloridos, ala de baianas e o som contagiante da bateria levaram moradores e turistas ao delírio. “Me diverti como se estivesse na Apoteose carioca ou no Pelourinho, em pleno mês de fevereiro. Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa celebração. As pessoas aqui são animadas como nós e todos ficaram de boca aberta com a nossa beleza, simpatia e gingado. Foi uma explosão de felicidade”, enfatizou a baiana Gabriella Rocha (22), Miss Brasil Internacional 2011. Fantasiada de colombina, tradicional personagem carnavalesco, ela mostrou-se emocionada por ter desfilado pela primeira vez. “Conhecia os trios elétricos de Salvador e estava acostumada a usar abadás (risos). Mas adorei a experiência de sambar e fazer coreografias por mais de duas horas de salto alto, toda montada, e recebendo as palmas de pessoas que nem conheço”, contou Gabriella, destaque de chão ao lado do ex-BBB Kadu Parga (27), vestido de arlequim. “No Brasil, só paro de pular no último minuto da Quarta-feira de Cinzas. Hoje, também vou aproveitando ao máximo. Ganhei uma oportunidade maravilhosa de unir duas paixões: carnaval e conhecer novos lugares”, afirmou ele.

Rainha de bateria do evento, a modelo Adriana Bombom (38) causou burburinho quando mostrava seu requebrado pelos corredores de um shopping local. “Eu respiro o carnaval porque é a expressão máxima do entusiamo de um povo. Não me vejo fora dele de jeito algum. Presenciar a galera daqui curtindo essa festa é de dar gosto. Eles simplesmente amaram o que viram. Ficaram loucos com a expressividade dos integrantes”, realçou Adriana, que, no ano que vem, será a diva dos ritmistas da agremiação paulistana Nenê de Vila Matilde. A festividade promoveu ainda o encontro das belezas de vários países. Alize Mounter (23), Miss Reino Unido 2011, e Charlotte Holmes (23), Miss Inglaterra 2012, encantaram os moradores do paradisíaco arquipélago. “A natureza e a simpatia dessa gente me deixaram impressionada. Espero conseguir voltar para cá assim que puder. Todos ficaram admirados com a suntuosidade dos carros alegóricos e as fantasias luxuosas. A emoção fez meus olhos marejarem”, disse Alize. Já Charlotte afirmou que samba no pé não é coisa somente para inglês ver e botou para quebrar ao som da batucada brasileira. “Creio que consegui aprender bem o ritmo, porém, ninguém dança como as brasileiras. Elas já nascem sabendo”, ressaltou a Miss Inglaterra, elogiando o saldo final do desfile. “Nunca vi nada parecido na minha vida em termos de animação e surpresa. Foi uma euforia. Os habitantes daqui gostam bastante de uma boa farra. Assim como eu, todos ficaram enlouquecidos”, completou ela.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"