Joias e Acessório

Bolsas: famosas assinam criações

Famosas assinam criações para as grandes marcas e emprestam seus estilos às peças

Redação Publicado em 05/07/2010, às 19h26 - Atualizado às 19h48

Grace Kelly com o marido, Rainier, e sua inseparável bolsa Hèrmes - Getty Images
Foi a primeira gravidez da princesa Grace Kelly que transformou um acessório "comum" - uma bolsa Hermès - em objeto de desejo de milhares de mulheres em todo o mundo. Era com uma enorme bolsa de viagem da marca francesa que a princesa de Mônaco escondia a barriga em eventos públicos. O modelo escolhido por ela, quadrado e de couro marrom, nem nome tinha. Mas o período de anonimato não durou muito. Logo, a Hermès aproveitou a oportunidade e, como uma forma de homenagem, batizou a bolsa de "The Kelly". Assim, Grace trouxe ao mundo o príncipe Albert II e uma nova moda. E com o passar dos anos, a arte de associar bolsas a personalidades foi se desenvolvendo. Se a bolsa Kelly nasceu quase por acaso, o modelo Birkin, criado em 1984, também pela Hermès, já mostra como o processo se tornou mais complexo, com a celebridade se envolvendo diretamente no processo de criação. A atriz e cantora Jane Birkin queria uma bolsa que coubesse dentro da cabine do avião em suas viagens. Diante desse desejo, a marca criou - junto com Jane - uma peça com as medidas que ela imaginava e um desenho que fosse elegante. Em pouquíssimo tempo, a bolsa Birkin se tornou um clássico. Já na década de 1990, quando as grandes grifes viram seus negócios esfriarem, os acessórios ganharam destaque. E mais investimentos. Modelos e atrizes famosas, invejadas e copiadas, passaram a estampar campanhas publicitárias ostentando peças que elas próprias assinavam. Uma boa sacada que fez (e ainda faz) sucesso, porque foca um determinado público-alvo e agrega valor ao item. Esse tipo de associação traz para o produto características da celebridade em questão. De lá para cá, surgiram peças criadas por Madonna, Mischa Barton (atriz do seriado The O.C.) e até Paris Hilton. Kate Moss, uma das maiores influências do mundo da moda, também aderiu. Depois de fazer oito campanhas em quatro anos para a LongChamp, foi convidada para desenhar uma linha de bolsas para a grife francesa. O modelo foi lançado este ano. "Eles me entendem, eu realmente gosto de trabalhar com eles e isso pareceu um progresso natural", diz Kate. Já havia algum tempo que Sophie Delafontaine, a diretora artística da marca, conversava com a modelosobre moda durante os intervalos das sessões de fotos e a usava como fonte de inspiração para suas criações. Mas agora o objetivo era outro.Tudo foi feito para responder aos desejos, ideias e especificações precisas da modelo. O primeiro passo, então, foi em direção ao closet de Kate. "Ele é incrível e lá eu pude entender melhor do que ela gosta", conta Sophie. "Depois, enquanto conversávamos sobre formas, ela deixou claro que não queria nada muito pequeno, porque se preocupa com o aspecto funcional das coisas". Por isso, surgiram bolsas com duas alças, para que uma sempre fique apoiada no ombro enquanto se procura por algo lá dentro. Cada sugestão apresentada a Kate foi analisada de todos os ângulos e, aos poucos, ganhou os contornos exatos do que ela queria. Cores e tecidos também foram temas de reuniões. Não faltaram viagens entre Londres, onde a modelo mora, e Paris, onde fica o ateliê da marca, para que nada passasse batido. No Brasil não é diferente. A parceria entre a modelo e apresentadora Ana Hickmann e a Cordez já tem quase quatro anos. "Escolhemos a Ana porque ela é carismática, elegante e está em evidência", conta Jani Kim, gerente de marketing da empresa. "Além disso, ela zela pela imagem dela e se preocupa com qualidade, como nós". A criação é feita em conjunto e cada peça recebe, ou não, o aval da artista. "O que ela não gosta fica de fora", diz Jani. Uma linha com três bolsas demora, no mínimo, seis meses para ficar pronta. E como os designers da Cordez ficam na China e na Coreia, eles mandam pesquisas de cores, temas e desenhos e Ana vai dando sua opinião.E a bolsa final ela também usa. Personalidades sempre foram referências para o público. Imaginar que você carrega algo que foi desenhado por um famoso e recebeu sua aprovação sugere até certa intimidade. E afinal, que mulher não gostaria de "se sentir" um pouco como Grace Kelly, Jane Birkin ou Kate Moss?
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"