Editora Globo lança edição revista e ampliada de ‘Adoniran: uma Biografia’, em comemoração ao centenário de nascimento do compositor Adoniran Barbosa
Nesta terça-feira, 2, será lançada a edição revista e ampliada do livro
Adoniran: uma Biografia, Editora Globo (2010), originalmente lançado em 2004, em comemoração ao centenário de nascimento do compositor
Adoniran Barbosa.
Em quase 700 páginas, e com prefácio de
Alberto Helena Jr., a obra de
Celso de Campos Jr. conta a história de Adoniran Barbosa, que nasceu em agosto de 1910 e, além de cantor, ator e artista de circo foi, principalmente, poeta.
O escritor tomou como base pesquisas no museu Adoniran Barbosa, em arquivos públicos, bibliotecas, centros culturais e bancos de dados de jornais para obter o maior número possível de dados e informações sobre o artista. Além disso, as entrevistas com 80 pessoas que conviveram com o artista foram fundamentais para que a obra trouxesse ao leitor fatos inéditos da vida do personagem.
De forma envolvente, Celso de Campos Jr. conduz o leitor para dentro de um estúdio de rádio nos anos 1930, onde o jovem Adoniran Barbosa (ou melhor, João Rubinato) tenta, sem êxito, tornar-se cantor. O livro também passa pelo norte da Itália alguns anos antes, quando seus pais decidem emigrar, para então voltar a encontrar o jovem Adoniran nas ladeiras de São Paulo, não sem antes acompanhar a revolta tenentista dos anos 1920 a partir de Santo André.
Não é apenas uma biografia do autor dos sucessos
Saudosa Maloca,
O Samba do Arnesto e
Trem das Onze, que morreu em 1982.
Adoniran: uma Biografia mescla biografia e história, vida pessoal e vida social.