Inicialmente batizada de Bizâncio e depois de Constantinopla, ela foi capital dos Impérios Romano e Otomano. Fundada em 667 a.C. e dividida pelo Estreito de Bósforo, tem o seu lado europeu e o asiático, particularidade que lhe confere misto de modernidade e tradição. Assim é Istambul, na Turquia, eleita por João Doria Jr. (52) para ser, além da sede da primeira Audi Business Trip, o cenário de mais um capítulo de sua história de amor com a artista plástica Bia Doria (44). "É a segunda vez que venho à Turquia. A viagem é encantadora. O contato com a cultura, costumes e o carinho do povo merecem destaque", ressalta o presidente da Doria Associados e do Grupo de Líderes Empresariais, Lide. "Estive aqui há alguns anos e encontrei uma nova Istambul. A parte européia está mais evoluída, moderna e chique", explica a artista plástica, hospedada com o amado no suntuoso Çiragan Palace Kempinski.
Casados há 17 anos e pais de Carolina (8), Felipe (9) e Johnny (15), eles revelam o segredo para um relacionamento maduro. "É fundamental que haja amor, equilíbrio, tolerância e compreensão", enfatiza João, também apresentador do Show Business, da Band, e do reality O Aprendiz, da Record, que deve estrear sua segunda edição no início de 2011. "É difícil destacar segredos, pois estamos todos em busca da fórmula perfeita", avalia Bia.
Organizada para abranger lazer e o evento idealizado pelo Lide, patrocinado pela Audi e em parceria com a Turkish Airlines, a viagem de cinco dias foi um sucesso nos dois âmbitos. "Houve tempo para fazer os dois, trabalhar e relaxar. Conseguimos visitar ricas referências em arte, arquitetura e gastronomia, além de conhecer melhor a economia turca", pontua João. Com programação cultural intensa, o casal anfitrião e seus convidados visitaram o antigo e boêmio bairro de Ortaköy, o Palácio de Beylerbeyi, às margens do Estreito de Bósforo, na parte asiática de Istambul, além da Cisterna Bizantina Yerebatan, construção que serviu de cenário para as aventuras do agente secreto James Bond, no filme Moscou Contra 007, de 1963. O êxito do projeto deve se repetir no próximo ano, desta vez, na também histórica Jerusalém, capital de Israel.
- Como foi a viagem?
João - Fomos à Basílica de Santa Sofia, construída no século VI pelo Império Bizantino, visitamos a Mesquita Azul, Palácio de Topkapi e o Grand Bazaar, o mais antigo conjunto de lojas do mundo. Também fizemos a travessia de barco pelo Estreito de Bósforo. Foi uma experiência inesquecível. A beleza de Istambul, a religiosidade, as mesquitas e a riquíssima história da antiga Constantinopla foram outros pontos altos dessa viagem. Os turcos impressionam pela amabilidade, são simpáticos, gentis e estão sempre com um sorriso no rosto. São brasileiros falando turco. Vale lembrar que nosso grupo nessa viagem tornou o encontro inesquecível. Outro destaque foi o voo direto que fizemos pela Turkish Airlines, confortabilíssimo.
Bia - O que mais gosto de Istambul é a reflexão que podemos fazer sobre a modernidade e antiguidade, presentes em um mesmo lugar. Me encanta a mistura de paisagens, religiões e principalmente a cultura diversificada.
- O que mudou na relação de vocês ao longo destes 17 anos?
João - O nascimento de nossos filhos. Minha família é a minha maior felicidade.
Bia - Tenho a sensação que ainda não me casei, pois o João é um homem que a cada temporada se reinventa e preciso mudar junto com ele. Tenho de acompanhá-lo nessa transformação. Então, estou sempre me reinventando.
- O que mais gostam e admiram um no outro?
João - O amor e o cuidado que a Bia tem com os nossos filhos.
Bia - Sua determinação, seu foco, poder e força para o trabalho. O João é uma pessoa muito honesta, sua lealdade me surpreende.
- São românticos?
João - Sou carinhoso.
Bia - Eu já fui muito mais romântica, mas hoje sou mais prática em relação ao meu trabalho e com a minha família.
- Em relação ao futuro dos filhos, com o que se preocupam?
João - Minha preocupação é fazer dos meus filhos sucessores dos nossos ideais, de nossa vontade de sonhar e capacidade de realizar. Desejo que eles amem o seu País, sejam éticos e perseverantes. Que respeitem os valores e a vida.
Bia - Educação. Vivemos em um ambiente muito cercado. Quero criá-los para serem independentes, corretos e leais.