Atleta de windsurf, o brasileiro Bebeko Maia vence campeonato norte-americano em Miami
Na terra das belas praias e atrativos turísticos norte-americanos, um adolescente de apenas 14 anos ganhou aplausos e respeito de todo o mundo. O catarinense
Bebeko Maia, que pratica windsurf, saiu vitorioso do Campeonato Norte-Americano de
Formula Experience 2010, realizado entre os dias 9 a 11 de abril, em Miami.
O atleta competiu pela primeira vez na categoria Open do esporte e levou mais uma vez o nome do Brasil ao topo do pódio.
"Foi mais uma bela conquista. É muito legal ser o melhor de todos."
Aluno do nono ano do Colégio de São José de Itajaí, em Santa Catarina, ele só tem uma condição para continuar representando com brilhantismo o país no exterior: manter o bom nível na escola.
"Meus estudos são prioritários, se não meu pai suspende os treinos. Isso até hoje nunca aconteceu. Sempre estou atento e a escola me ajuda muito", enfatiza o campeão e bom aluno.
Primeiro lugar em diversas competições locais e nacionais, não é a primeira vez que o jovem e bem-sucedido atleta se consagra e ganha o reconhecimento mundial. Em julho de 2009, Bebeko disputou nas águas do mar de Cardiz, na Espanha, e venceu o Campeonato Mundial Júnior Sub 15.
"Passei a ser muito respeitado como atleta de ponta por grandes vitoriosos do windsurf no mundo. A festa foi grande", diz satisfeito.
E o jovem catarinense torce para conquistar vitórias para o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A classe
Formula Experience, na qual ele treina, pode se tornar olímpica depois de 2012.
"Se der certo, vou lutar muito para subir no primeiro lugar do pódio sob o sol da Baía de Guanabara e com a benção do Cristo Redentor", planeja.