Por <b>Marcio Moraes</b> programa Companhia de Viagem, da CNT Publicado em 25/01/2010, às 15h08 - Atualizado em 23/02/2011, às 13h22
Voltada para o Mediterrâneo, no nordeste da Espanha, a cidade de 1,6 milhão de habitantes tem o maior porto do país, inúmeros museus e a obra única de Antoni Gaudí.
Posição estratégica e bom clima ajudaram Barcelona a crescer e sempre atraíram as vanguardas. Segunda maior cidade e principal centro econômico e cultural da Espanha, com forte indústria automobilística e têxtil, entre outras, a capital da região autônoma da Catalunha tem o mais importante porto do Mar Mediterrâneo. A região portuária, restaurada para os Jogos Olímpicos de 1992, ficou mais atraente com a instalação de museus e de enorme aquário. Fica perto das ramblas, passeios pontuados de barracas de flores, onde se localiza o mercado La Boqueria. O centro conserva belos edifícios, como a catedral gótica, do século XV. Do começo do XX há as obras do arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926), entre elas a Casa Milà e a Igreja da Sagrada Família.