Arroz Negro

Redação Publicado em 26/09/2012, às 11h29 - Atualizado às 11h43

- - -

Há muitas variedades de arroz, classificadas em dois grupos principais: os do tipo japonica, de grãos curtos e gomosos se cozidos; e os do tipo indica, de grãos longos e mais enxutos quando cozidos. No passado, o arroz era apenas separado de sua casca após ser socado no pilão. Depois de abanado, estava pronto para ser cozido. Os processos industriais permitiram maior extração da película que o recobre. Ela pode ser vermelha, preta ou marrom. O arroz que não passou pelo processo de extração da película externa é chamado integral. Nessa categoria estão cereais de cores exóticas como aveia e cevada negra, o arroz vermelho e o negro, já que a parte pigmentada é só essa película, composta de fibras, vitaminas e fósforo. Ao ser beneficiados, perdem-se também os germens ricos em proteína, gordura, minerais e vitaminas. O arroz negro é integral, mais nutritivo que o refinado e polido. Até pouco tempo, o comercializado no Brasil vinha da Itália. Agora é plantado também aqui e vendido nos supermercados. Trata-se de uma variedade do arroz comum (Oryza sativa). Na verdade, embora pareça, a cor dos grãos não é preta. Na primeira lavagem já se nota na água um púrpura desprendido do grão. Ao cozinhar, ele pode ficar negro, bordô ou cereja, dependendo do ingrediente adicionado, pois, como ocorre com o repolho roxo e outros alimentos da mesma cor, o pigmento antocianina reage com meio ácido ou alcalino. Como ingredientes ácidos induzem à coloração cereja, as receitas feitas com ele quase sempre pedem ingredientes ácidos como o vinho. Versátil, oferece várias possibilidades de preparo. Cozido, é ótimo com carne e para juntar à massa de pão, omelete e crepe; triturado, pode ser misturado à farinha e usado em doces ou salgados, como bolo e nhoque.

 

SAÚDE

É bom para
Regular o funcionamento dos intestinos, porque é rico em fibras; e proteger dos efeitos dos radicais livres, já que seu pigmento, a antocianina, é um antioxidante.

É ruim para
Ser usada como fonte de proteína, pois é incompleta; seus aminoácidos só são mais bem aproveitados se combinados com leguminosas ou com alimentos de origem animal.

 

FICHA TECNICA

100 g de arroz negro (peso cru) contêm:
Calorias - 370
Proteínas - 7,95 g
Carboidr. - 76,8 g
Gordura - 2,92 g
Fibras - 3,5 g
Vit. B6 - 0,509 mg
Niacina - 5,09 mg
Folacina - 20 mcg
Ác. pant. - 1,49 mg
Cálcio - 23 mg
Ferro - 1,47 mg
Magnésio - 143 mg
Fósforo - 333 mg
Potássio - 223 mg
Selênio - 38,8 mcg
Sódio - 7,03 mg
Zinco - 2,02 mg

 

COMO SE ESCOLHE

Existem no mercado marcas nacionais e importadas. Você pode encontrar várias marcas deste arroz nos supermercados e/ou nas mercearias de produtos gourmets sobretudo dos grandes centros urbanos. Evite comprar o arroz que estiver com grãos partidos ou apresentar no interior da embalagem resíduos ou sinais de carunchos ou de ácaros, aracnídeos minúsculos que atacam os grãos. A presença de pó no fundo da embalagem pode ser uma indicação de sua presença. O arroz precisa ser conservado em um local fresco e arejado, guardado em recipiente bem tampado. Veja se o pacote tem os dados do produtor e o prazo de validade.

 

COMO SE PREPARA

Como o arroz é coberto por uma película de celulose, não empapa. Ao cozinhá-lo, use 3 xíc. de água fervente para 1 xíc. do arroz. Lave os grãos. Junte água fervente, tampe a panela e cozinhe até que amaciem. Junte mais água se necessário. Quando estiverem macios, solte os grãos com garfo e mantenha no fogo baixo por mais 5 min. Caso não tenha secado toda a água, escorra e use como pede a receita. Se preferir consumi-lo simples, tempere e cozinhe em caldo de galinha ou de legumes. Cozido, pode ser posto em recipiente bem tampado e guardado na geladeira por até 1 semana. Também pode ser dividido em porções e congelado por meses.

 

MINHA RECEITA

Riz noir aux crevettes

INGREDIE NTES (para 4 porções): 3 cebolas médias picadas, 4 col. (sopa) de azeite, 1 xíc. de arroz negro lavado e escorrido, 3 col. (chá) de sal, 2 alhos amassados, 200 g de lula em anéis, 250 g de camarões limpos, 3 col. (sopa) de vinho branco seco, 2 tomates médios picados, 2 pitadas de pimenta-do-reino, 1 col. (sopa) de cheiro-verde picado.

MODO DE PREPARO: Ponha metade do azeite numa panela. Aqueça. Junte 1/3 da cebola e mexa. Refogue. Ponha arroz e refogue, mexendo às vezes, por 3 min. Junte 1 litro de água fervente e 1 col. (chá) de sal. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe até o arroz amaciar. Tire do fogo e reserve. Noutra panela, aqueça azeite restante e junte cebola restante e alho. Refogue, mexendo de vez em quando, até cebola amaciar. Adicione lula e camarão. Refogue por 5 min. Junte vinho. Ao evaporar, misture tomate, restante do sal e pimenta. Cozinhe até desmancharem. Sirva com o arroz. Cheiro-verde decora.

 

Receita Light: Sopa de abobrinha em caldo de peixe

Ponha o arroz numa vasilha média. Junte água limpa várias vezes e lave com cuidado. Então, escorra-o bem, tomando cuidado para não derrubar grãos na pia. Coloque o arroz numa panela. Incorpore o caldo de peixe e o tomilho. Cozinhe por cerca de 45 min. Junte a abobrinha, o sal e o limão. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 min, ou até a abobrinha ficar macia. Retire a panela do fogo. Sirva com aspargos picados. Tomilho decora.

Para 4 porções: 1/2 xíc. de arroz negro, 2 litros de caldo de peixe caseiro, sem sal e sem gordura, 2 ramos de tomilho fresco bem higienizados, lavados de preferência em água corrente e enxutos, 2 abobrinhas médias picadas em cubos pequenos, 1 col. (chá) de sal, 1 col. (sopa) de limão siciliano, 8 aspargos finos em conserva, tomilho lavado e seco.

 

Receita Rápida: Ao endro com vôngole

Numa panela, aqueça o azeite de oliva. Incorpore a cebola e o endro, mexa com cuidado e deixe refogar, mas sem queimar. Misture os vôngoles e o sal. Cozinhe por 5 min, tire do fogo e reserve. Coloque numa panela de pressão arroz e 1/2 litro de água. Tampe e cozinhe por 25 min. Retire do fogo, tire pressão da panela, escorra o excesso de água. Misture refogado. Tampe a panela de novo e reserve por 5 min. Sirva decorado com cebolinha e tomate.

Para 4 porções: 3 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 1 cebola pequena descascada e picada, 4 col. (sopa) de endro bem higienizado, lavado, enxuto e picado, 1/2 kg de vôngoles bem limpos, 2 col. (chá) de sal, 1 xíc. de arroz negro lavado várias vezes com cuidado e em seguida bem escorrido, cebolinha francesa bem higienizada e tomate-grape.

 

Receita econômica: Ao creme de baunilha com framboesa

Coloque numa panela o arroz, suco de maçã e o açúcar. Cozinhe por 70 min. Tire do fogo. Tampe a panela e deixe esfriar. Misture noutra panela gemas e leite. Reserve. Ferva numa terceira panela leite com baunilha. Abaixe o fogo e ferva por 4 min. Tire do fogo. Aos poucos e mexendo com vigor, despeje o leite quente sobre a mistura de gemas. Volte à panela e cozinhe, em fogo baixo e mexendo, por 10 min, sem ferver. Retire do fogo. Sirva com o arroz, a framboesa e o chantilly. Hortelã e canela em pó decoram.

Para 4 porções: 1/2 xíc. de arroz negro, 1 litro de suco de maçã, 2 col. (sopa) de açúcar mascavo, 4 gemas peneiradas, 400 ml de leite, 1 xíc. de leite condensado, 2 col. (chá) de essência de baunilha, 1 xíc. de framboesas, 4 col. (sopa) de chantilly, hortelã higienizada lavada e seca, canela em pó.

 

Receita Gourmet: Torta de gorgonzola com fraldinha

Esquente 2 col. (sopa) de azeite de oliva numa panela. Junte cebola e alho e refogue. Junte o arroz e refogue, mexendo, por 8 min. Misture o leite e metade do sal. Cozinhe em fogo baixo por 55 min. Tire do fogo, misture o gorgonzola e distribua em 4 assadeiras de 10 cm de diâmetro untadas com azeite restante. Reserve. Misture numa tigela cenoura, salsa, ovo e sal restante. Asse no forno preaquecido a 180 graus por 25 min. Retire do forno. Desenforme. Sirva com a fraldinha. Rolinhos decoram.

Para 4 porções: 3 col. (sopa) de azeite, 1 cebola média, picada, 2 dentes de alho amassados, 1 xíc. de arroz negro, 750 ml de leite, 2 col. (chá) de sal, 1 xíc. de queijo gorgonzola cremoso, 1 xíc. de cenoura cozida e amassada, 2 col. (sopa) de salsa, 1 ovo médio, fraldinha assada em tiras, rolinhos de cenoura.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"