A última vez que a ex-modelo brasileira Andrea Dellal (53) havia entrado na passarela fazia 27 anos. Foi para um desfile de Valentino (78) em Paris. "Resolvi que encerraria a carreira ali", relembra ela. No entanto, um pedido da irmã, a estilista Patrícia Viera - dona da marca homônima -, fez a jet setter repensar a decisão. "Minha irmã me convenceu e por ela faço tudo. Me sinto lisonjeada por ser uma de suas musas inspiradoras", revelou Andrea, que vive em Londres com o marido, Guy Dellal (52), e os filhos, Charlotte (28), Alexander (26), Alice (22) e Max (19). Com elegância e postura de uma veterana, ela encantou a plateia que assistiu à apresentação da grife durante a 16a edição do Senac Rio Fashion Business, principal bolsa de negócios e moda do país. "Me senti como se estivesse caminhando pela orla da cidade, do Arpoador até o Leblon", avaliou Andrea, que teve a companhia da herdeira mais nova na catwalk.
Com jeito rebelde e cabelos ainda mais louros, Alice mostrou por que é a queridinha no mundo fashion britânico. Após desfilar as criações da tia, ela também representou a marca Carlos Miele. "Aprendi a ter postura com minha mãe, que sempre me chamou a atenção para isso", explicou ela, com a agenda cheia. "Alguns trabalhos não revelo ainda. Recentemente fiz editoriais para a Vogue espanhola e a W", enumerou Alice, que já voltou para casa.
Além do Senac Rio, que incluiu o nome à marca Fashion Business, o evento teve também forte presença do Sesc Rio, através de seu lounge e de programações culturais, como exibição de filmes, shows e exposição de fotografias. Com um investimento inicial de R$ 11,5 milhões e 30 mil m2 de área construída na Marina da Glória, o salão de negócios foi prestigiado por cerca de 50 mil pessoas, entre elas 20 mil lojistas de vestuários e 800 compradores vips, que movimentaram o total de R$ 770 milhões. Inúmeras celebridades prestigiaram os desfiles das 14 marcas que lançaram suas tendências para a primavera/verão 2011: tecidos fluidos e leves, vestidos longos, shorts e cintura bem marcada. "Me aproximo da moda através das minhas personagens, mas gosto de estar por dentro. No entanto, prefiro sempre peças confortáveis", contou Priscila Fantin (27), que, acompanhada do namorado, Miguel de Moraes, confraternizou-se com o casal Floriano Peixoto (50) e Christine Fernandes (37), as atrizes Nanda Costa (23) Zezé Polessa (56), Mariana Hein (30) e Patricya Travassos (55), as cantoras Zélia Duncan (45) e Magali (40) e a jornalista da TV Globo Leilane Neubarth (51).
Antenada com o universo fashion, a atriz Aline Fanju (30) falou de sua preferência por roupas que valorizam o corpo da mulher. "Abuso das minissaias e shorts curtos. Para ficar com as pernas em dia, bebo muita água, tomo chá verde e não deixo nunca de passar hidratante", ensinou ela, recém-saída da novela Viver a Vida, em que viveu a garota de programa Myrna. Ao seu lado, as colegas Manuela do Monte (25) e Vitória Frate (23) estavam de olho nas novidades. "Meu estilo é transitório. Hoje estou romântica, de vestido. Mas amanhã posso acordar rock and roll e sair de casa toda de preto", disse Vitória, com estiloso chapéu.
Nas passarelas, tops internacionais como Talytha Pugliesi (28), Camila Mingori (19), Marcelle Bittar (28) e Fabiana Semprebom (28), que desembarcou na cidade especialmente para a ocasião. "Desfilo quatro vezes, depois volto para Nova York e retorno para trabalhar mais. Gosto da moda aqui, acho que o Brasil exporta não só roupas, mas ideias legais. Temos muita criatividade", elogiou Fabiana. Com um físico invejável, Paulo Zulu (47) representou bem a ala masculina e arrancou suspiros e gritos ao aparecer apenas de sunga. "Sou adepto da prática esportiva. Surfo, faço caça submarina, corrida e peguei a faixa preta do jiu-jítsu. Priorizo a alimentação saudável com saladas coloridas, peixes, carboidratos como o arroz integral e raízes. Planto de tudo na minha horta", disse Paulo, aplaudido por Suzana Pires (33), Sophie Charlotte (21), Lana Rodes (23) e Fabiana Karla (34). O sucesso empolgou Eloysa Simão (49). Criadora e diretora do evento, ela festejou a fusão entre moda e cultura, realçada através do Sesc Rio. "A parceria ressalta a compreensão de que essa combinação qualifica o processo de criação do setor. O Sesc é o maior fomentador de cultura do Rio", enfatizou ela, que já prepara uma nova edição do evento para agosto focada no alto verão. "Será mais comercial", adiantou Eloysa para o cirurgião plástico Ivo Pitanguy (83) e o filho dele Helcius Pitanguy (46).
No encerramento do evento, Luana Piovani (33) brilhou em longo de Victor Dzenk (41). "A sensação é de borboletas no estômago", disse, ansiosa, antes do desfile. A top canadense Kelly Craig (25) realçou as roupas do mineiro.