Em viagem oficial ao país, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf (63), e a rainha Silvia (66) foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (64) e pela primeira-dama, d. Marisa Letícia (59), em jantar informal no Palácio da Alvorada, em Brasília. Filha de brasileira, Silvia viveu em São Paulo dos 4 aos 14 anos e fala português fluentemente, o que acentua ainda mais sua natural simpatia.
Acompanhada por dona Marisa, a rainha também esteve na capital paulista para participar do Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual, evento promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e o governo da Suécia no Hotel Tivoli SP - Mofarrej. Chique em conjunto perolado de saia e blusa cache-coeur com estampa floral, a nobre fez o discurso de abertura e ressaltou a necessidade de combate à pornografia e à prostituição infantil para evitar o tráfico de crianças. "Como em qualquer outro negócio, sem procura não há oferta. Considero imperativo que mais medidas sejam criadas não só para ajudar as vítimas, como também para reduzir e acabar com a demanda de exploração sexual comercial de crianças."
Os nobres ainda visitaram Recife e as cidades amazonenses de São Gabriel da Cachoeira e Manaus, entre outras, onde o rei elogiou Lula pelas ações de combate à destruição da Floresta Amazônica.