EGON SCHIELE

EGON SCHIELE

CARAS Digital Publicado em 25/10/2007, às 16h01 - Atualizado em 12/02/2019, às 17h55

Retrato de Friederike Maria Beer, óleo s/tela (190 x 120,5 cm), 1914: geometria. Coleção Particular. -
O austríaco Egon Schiele (1890-1918) foi um observador obsessivo de si mesmo. Fez cerca de 100 auto-retratos, muitos nus. Se há algo de nacisístico na freqüência, ela também revela muito estudo. Seguidor do conterrâneo Gustav Klimt (1862-1918), causou escândalo com o erotismo de sua pintura. Aos poucos, abandonou a ornamentação típica de Klimt - ela aparece nos motivos geométricos do retrato acima - e fixou-se no essencial. Morto aos 28 anos, Schiele pintou também paisagens e escreveu poesia. Deixou um trabalho vasto, forte e muito corajoso.

Sua época

Duas tragédias abalaram a humanidade na segunda década do século 20, quando Egon Schiele vivia sua fase mais produtiva: a 1ª Guerra Mundial e a gripe espanhola. O artista escapou da primeira, mas foi fisgado pela segunda. Tudo indica que os primeiros casos da doença surgiram em abril de 1918, entre soldados em portos da França. A pandemia estendeu-se até maio de 1919. Acredita-se que tenha afetado metade da população mundial, matando algo entre 20 e 40 milhões de pessoas. Só em São Paulo houve mais de 5 mil mortes.

O autor

Schiele nasceu em Tulln, sul da Áustria, filho de um trabalhador das estradas de ferro. Ao entrar para a Academia de Belas-Artes de Viena, aos 16 anos, já pintara vários quadros. Logo conheceu Klimt e se aproximou da secessão vienense. Em 1908, expôs pela primeira vez. Afastouse da academia para criar o grupo expressionista Nova Pintura. Foi morar em Krumau, na Boêmia, de onde o expulsaram por viver com Wally, modelo de 17 anos. Em 1912, passou três semanas na cadeia, acusado de influenciar menores com seu erotismo. Em 1918, a gripe espanhola o matou, três dias depois de ter matado também sua segunda mulher, Edith.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"