TOMATE PELADO

Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.
Saúde
É ruim para
Pessoas com restrição de potássio ⬔ devem desprezar o suco e as sementes; e quem sofre de gota, pois o ácido oxálico agrava os efeitos do acúmulo de ácido úrico no sangue.
É bom para
Quem quer perder peso, pois tem poucas calorias, além de ser boa fonte de vitamina C e de potássio; e como fonte de licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno.
Ficha técnica
100 g de tomate pelado contêm:
Calorias – 20
Proteínas – 0,929 g
Carboidrato – 4,29 g
Fibras – 1,3 g
Niacina – 0,733 mg
Vit. A – 60 re
Vit. B1 – 0,045 mg
Vit. B2 – 0,031 mg
Vit. B6 – 0,09 mg
Vit. C – 15,1 mg
Vit. E – 0,38 mg
Cálcio – 26 mg
Cobre – 0,11 mg
Ferro – 0,608 mg
Fósforo – 19 mg
Magnésio – 12 mg
Potássio – 221 mg
Sódio – 163 mg
Como se escolhe
Encontra-se tomate pelado em supermercados, sacolões e mercearias. Veja se a lata está limpa e sem ferrugem. Também não pode estar estufada. O rótulo deve trazer informações e o contato do produtor e do importador, além de prazo de validade. Veja também se há no rótulo o peso bruto e o drenado ⬔ é este que deve servir de comparação, além de valor nutricional e ingredientes (de preferência, só tomate e suco de tomate). Se você ainda não tem uma marca preferida, compre algumas (já que o preço unitário é baixo), abra as latas e compare cor, sabor e aspecto do fruto. Avalie a relação custo/benefício e faça a escolha. Produtos abertos podem ser aproveitados para fazer ensopados e molhos.
Como se prepara
Tomates pelados estão prontos para uso. Basta lavar a lata, abrir e separar a quantidade que vai usar. Ponha o resto em vidro com tampa e guarde na geladeira por até dois dias. Caso vá triturar, coloque todo o conteúdo da lata no liquidificador. Se precisar dos tomates inteiros ou picados grosseiramente, ponha o tomate na tábua de cozinha e corte fora a inserção do pedúnculo, em geral mais dura e escura. O suco também pode ser usado. Se preferir preparar tomates pelados em casa, compre frutos alongados, lave e faça um corte raso e em cruz na inserção do cabinho. Mergulhe em água fervente por 1 min, ou deixe no vapor por 2 min. Espere esfriar um pouco e tire a pele com faca.
Minha receita
Virna Dias (jogadora de vôlei de praia)
Experimente fazer bruschetta, uma especialidade da Úmbria e da Toscana, na Itália, com tomate pelado. Corte 4 tomates pelados em cubinhos. Reserve. Aqueça o forno a 180 graus. Corte 6 fatias de pão italiano ao meio, formando 12 fatias menores. Coloque-as em uma assadeira. Leve ao forno e deixe dourarem. Retire. Esfregue 1 dente de alho cru nas fatias. Regue-as com 1 fio de azeite de oliva extravirgem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Distribua nas fatias 6 folhas de manjericão picadas. Junte mais sal e pimenta. Sirva quente.