GRACINDO JR. E OS FILHOS DANIELA E PEDRO
Unidos em passeio ao Rio Boat Show e para reverenciar a memória de Paulo Gracindo
Mergulhar e pescar em um pequeno barco inflável movido a motor era um hobby da juventude, que o ator Gracindo Jr. (65) abandonou em 1990, ao comprar a Casa da Colina, pousada em Maringá, Minas Gerais. “Antes de optar pela montanha, vim aqui na Marina da Glória procurar um veleiro. Este é um bom sonho, adoraria viajar sem compromisso pelo mundo”, avisou ele, em sua primeira visita ao Rio Boat Show, maior salão náutico da América Latina, cuja 12ª edição chega ao fim nesta quarta-feira, 20.
Intérprete do Don Caló de Poder Paralelo, da Record, Gracindo esteve no local com os filhos, os atores Pedro (23), da relação com Daisy Poli (58), com quem está casado há três décadas, e Daniela (33), da união com Débora Duarte (59). Enquanto conhecia a lancha Phantom 500F, de 50 pés, do estaleiro Schaefer Yachts, Gracindo falou, emocionado, do documentário Paulo Gracindo – O Bem Amado, em cartaz nos cinemas, com o qual faz uma homenagem ao pai, morto em 1995. O projeto uniu ainda mais a família e marcou uma tripla estreia. Gracindo debutou como diretor e roteirista de cinema, Daniela como produtora executiva e Pedro na montagem. “O importante deste filme é resgatar o meu pai, apresentá-lo às novas gerações que não o conhecem, afinal ele dignificou nossa profissão. Quero fazer uma coleção de projetos assim, falar de atores que fazem a história do Brasil como Fernanda Montenegro e Bibi Ferreira”, explica Gracindo. “Meu avô vivia mais no trabalho. O vejo como patrimônio cultural que materializamos um pouco neste documentário. Meu pai se parece com ele na forma como atua com amor”, ressalta Daniela. “Ele está ficando meio nordestinão e broncão como meu avô”, brincou Pedro, que está em cartaz no Rio de Janeiro com a peça Clandestinos.
O trio planeja nova empreitada no cinema, em 2010: filmar o texto Longa Noite de Cristal, que marcou a estreia de Gracindo Jr. como diretor de teatro, em 1976. Antes, tocam outros projetos da Gracindo Filmes, onde Daniela dá aulas de roteiro para crianças. “Queremos realizar um festival de cinema feito por elas”, sonha a atriz.