Aos 78 anos, morre Guto Graça Mello, produtor do ‘Xou da Xuxa’
O diretor musical Guto Graça Mello faleceu nesta terça-feira, 5, no Rio de Janeiro

O Brasil perdeu nesta terça-feira, 5, um dos nomes mais importantes da história da música na televisão brasileira. Guto Graça Mello, produtor e diretor musical responsável por trilhas sonoras que marcaram gerações, morreu no Rio de Janeiro aos 78 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, após sofrer uma queda.
Guto deixa a viúva, a atriz Sylvia Massari, duas filhas e dois enteados. Até os últimos dias, Sylvia vinha fazendo publicações nas redes sociais durante a internação do marido, com declarações de amor e esperança pela recuperação. “Na alegria e na tristeza… te amo!”, escreveu em uma das postagens.
Uma carreira que moldou o som da televisão brasileira
Nascido no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1948, em uma família de artistas, filho dos atores Stella e Octávio Graça Mello, Guto cresceu em um ambiente naturalmente voltado para a cultura. Chegou a iniciar o curso de arquitetura na UFRJ, mas abandonou a graduação para se dedicar integralmente à música. Estudou violão, passou pela escola ProArte e, ainda nos anos 1960, começou a compor canções gravadas por nomes como Elis Regina e Nara Leão.
Sua trajetória na TV Globo começou em 1972, e rapidamente ele se tornou referência na produção de trilhas sonoras de novelas. Foi responsável por alguns dos repertórios mais marcantes da teledramaturgia brasileira, como Gabriela, Pecado Capital, Saramandaia e Estúpido Cupido. Para Gabriela, encomendou a abertura ao lendário Dorival Caymmi. Já para Pecado Capital, chamado às pressas dias antes da estreia, montou praticamente todo o repertório em três dias e encomendou a música de abertura a Paulinho da Viola, que compôs Dinheiro na mão é vendaval em poucas horas.
O tema do Fantástico e os 500 discos produzidos
Entre suas composições mais icônicas está o tema de abertura do Fantástico, programa que atravessa décadas na grade da Globo e que carrega até hoje a assinatura musical de Guto. Ao longo de mais de cinco décadas de trabalho, Guto produziu mais de 500 discos, com trabalhos de Rita Lee, Roberto Carlos, Maria Bethânia e o primeiro álbum de Xuxa Meneghel, que vendeu milhões de cópias.

Leia também: Viúvo se emociona ao lembrar 5 anos da morte de Paulo Gustavo: ‘Sigo renascendo para a vida’