Atualidades / CONQUISTOU UM PAÍS INTEIRO

Por onde ela anda? Aos 16 anos, atriz que virou fenômeno ainda criança vive nova fase

A jovem cativou o Brasil com sua atuação, conquistou prêmios internacionais e hoje divide a rotina entre os estudos e milhões de fãs nas redes

Beren Gökyıldız é a famosa mencionada no texto - Foto: Divulgação/Record
Beren Gökyıldız é a famosa mencionada no texto - Foto: Divulgação/Record

Aos 16 anos, a jovem atriz que marcou o público brasileiro ao interpretar Melek e Turna na novela Mãe vive uma fase bem diferente daquela que a transformou em fenômeno internacional. Ainda criança, ela chamou atenção pela intensidade emocional em cenas delicadas — e agora colhe os frutos de uma trajetória que começou muito cedo.

Desde então, a atriz seguiu ampliando sua trajetória no audiovisual e acumulando novos trabalhos. Ao longo dos anos, participou de diferentes produções e mostrou versatilidade em papéis marcantes, consolidando o reconhecimento que começou ainda na infância e reforçando sua presença entre os novos talentos da dramaturgia.

Leia também: Aos 16 anos, atriz que emocionou o Brasil como Melek em Mãe vive nova fase longe das telas

Quem é a famosa?

O nome por trás da personagem é Beren Gökyıldız, nascida em setembro de 2009, em Istambul, na Turquia. Quando gravou a novela — exibida originalmente entre 2016 e 2017 e atualmente reprisada pela Record — ela tinha apenas sete anos, exatamente a mesma idade de sua personagem na trama.

Porém por 0nde ela anda? Saiba mais sobre a trajetória profissional e pessoal da atriz turca Beren Gökyıldız.

‘Mãe’ a emocionante novela turca – Foto: Divulgação

Talento precoce que atravessou fronteiras

Desde os primeiros capítulos de Anne (título original da novela), ficou evidente que Beren possuía um talento acima da média. A atriz encarou cenas de sofrimento, abandono e esperança com maturidade surpreendente para a idade, emocionando não apenas o público turco, mas também telespectadores brasileiros.

O reconhecimento veio rapidamente. Pela atuação em Anne, Beren venceu o prêmio de Melhor Atriz Infantil no Golden Butterfly Awards por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017 — uma das premiações mais prestigiadas da televisão turca.

Vida atual e relação com o Brasil

Hoje, aos 16 anos, Beren Gökyıldız soma mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Entre eles, há uma base fiel de fãs brasileiros, que acompanham cada nova publicação com entusiasmo, especialmente após a exibição da novela pela Record.

Seu perfil reúne registros da infância, bastidores de gravações e fotos atuais, evidenciando a transição da atriz mirim para a adolescência. A conta é monitorada por sua mãe, Mine Gökyıldız, profissional de Recursos Humanos que administra a carreira da filha. Já o pai, Ejder Gökyıldız, atua como engenheiro mecânico.

Mesmo diante da exposição internacional e do reconhecimento precoce, a atriz opta por manter uma rotina reservada longe dos holofotes. Ela concluiu o Ensino Fundamental em 2023 e, desde então, organiza a agenda para equilibrar compromissos profissionais com os estudos, preservando a vida pessoal e planejando com cautela os próximos passos da carreira.

CONFIRA UMA PUBLICAÇÃO RECENTE DA ATRIZ BEREN GÖKILDIZ NAS REDES SOCIAIS:

Saiba mais sobre a trajetória de sucesso da atriz ainda na juventude

Após o sucesso estrondoso de Mãe, a jovem seguiu acumulando papéis importantes. Em 2018, protagonizou a série Bizim Hikaye (Nossa História), interpretando Ayşe. No mesmo ano, viveu Öykü em Kızım (Minha Filha), personagem que novamente exigiu forte carga dramática e ampliou ainda mais sua popularidade.

Nos anos seguintes, participou de produções relevantes da dramaturgia turca, como Mucize Doktor (2020), Çocukluk (2020), Yesil Vadi’nin Kizi (2023) e Kopuk (2024), demonstrando amadurecimento artístico e versatilidade a cada novo projeto.

Além da televisão, também atuou no cinema. Ainda muito jovem, foi protagonista dos filmes Boşu Bir Yerde (2016) e Bal Kaymak (2018), ampliando sua experiência e consolidando seu nome no audiovisual turco.

Felipe França é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). É repórter de pautas especiais do Grupo Perfil. Tem passagens pela Coluna Flávio Ricco, no R7, e pela TV Gazeta. Possui paixão pelo universo da televisão, novelas e celebridades. Gosta da arte de ouvir histórias e pessoas.