JANE FONDA E ANNE HATHAWAY: TONY AWARDS COM ELEGÂNCIA
Talentos consagrados se mesclam a revelações na solenidade do maior prêmio do teatro em Nova York
Redação Publicado em 16/06/2009, às 18h40 - Atualizado às 20h48
A importância de um prêmio direcionado ao teatro como o Tony Awards pode ser avaliada pelo calibre de suas estrelas, muitas delas belezas maduras há muito habituadas ao glamour dos red carpets. Talento e classe andaram de mãos juntas na passarela do icônico Radio City Music Hall, em Nova York. Colossos da interpretação estiveram lá, como a sempre bonita Jane Fonda (71); a veterana Angela Lansbury (83) - laureada com o 5o Tony da carreira, por seu papel em Blithe Spirit -; a habituée dos palcos Liza Minelli (63), cujo espetáculo Liza's at The Palace venceu o prêmio de Melhor Evento Teatral; Marcia Gay Harden (49), Tony de Melhor Atriz pela peça God of Carnage; e a esfuziante Dolly Parton (63).
No quesito show de elegância e personalidade, Jane Fonda pontuou bem. Ao ser perguntada se já não havia usado o mesmo modelo recentemente, a estrela da peça 33 Variatons, indicada ao Tony de Melhor Atriz, fez elegia ao direito de repetir roupa: "Usei este vestido no programa de David Letterman. Não gosto desta lei da moda de que só se deve usar um vestido uma vez." A premiadíssima Angela Lansbury - ela é dona também de 5 Globos de Ouro - mostrou que uma estrela consagrada também pode ser humilde. "Quem diria que a esta altura da minha vida eu seria agraciada com um prêmio tão adorável quanto este?", perguntou.
Belíssima num longo verde-esmeralda estava a atriz Josefina Scaglione (21), representante da nova geração da Broadway, indicada ao prêmio de Melhor Atriz pelo clássico West Side Story. Sua colega de elenco, Karen Olivo (32), foi quem faturou a estatueta. "Quero dedicar este prêmio a todos os que acalentam um sonho", disse, engasgada de emoção.
Mas quem realmente vibrou foi o elenco do recordista de troféus da noite (dez), a adaptação teatral do filme inglês Billy Elliot. Os três garotos que se revezam no papel do filho de um mineiro que sonha em ser bailarino clássico dividiram a premiação de Melhor Ator de Musical: David Alvarez (14), Trent Kowalik (13) e Kiril Kulish (14). "Eu ainda não acredito. Foi totalmente inesperado", disse David, que junto com os colegas de elenco treinou seis meses, com aulas de sapateado, acrobacia, canto e sotaque inglês. "O mais difícil foi imitar o sotaque", admitiu o ator, filho de cubanos. Elton John (62), indicado ao Tony pela partitura original do musical, comentou a experiência: "Foi simplesmente incrível."
Fashionista full time, Anne Hathaway (26), convidada como apresentadora, ousou no vestido sem alças arrematado por plumas. Unhas longuíssimas, loirice explícita e sorriso de prontidão, Dolly Parton vibrou por ter sido indicada pela partitura de Nine to Five. Bem-humorada, falou do modelito: "A gente gasta muito dinheiro para parecer que não gastou nada." Ao lado, o elenco de Shrek The Musical celebrou o Tony de Melhor Figurino, enquanto a trupe de Hair comemorou a premiação como melhor revival de musical.